Existe em grande parte da população alguma dificuldade em distinguir uma simples gripe de uma pneumonia, o que é de certa forma compreensível pois a fase inicial de ambas as doenças é bastante semelhante, e só quando a situação de saúde se agrava é que nos apercebemos que podemos não estará a sofrer de uma gripe, mas sim de algo mais grave. Vamos neste artigo identificar as principais diferenças entre uma gripe e uma pneumonia, desde causas a tratamentos.
Tabela de Conteúdos
Causas
As gripes são causadas por vírus enquanto as pneumonias têm como causa mais comum as infecções bacterianas. Esta diferença é o principal factor que vai condicionar o tratamento.
Quais os sintomas?
O vírus da gripe ataca na maioria dos casos o sistema respiratório superior, sendo que as zonas mais afectadas são o nariz, a garganta e as vias respiratórias. Pode causar também dificuldades respiratórias, mas tal é raro e quando acontece não é com a mesma severidade que num caso de pneumonia
Em alguns casos, o vírus da gripe ataca o corpo quando este já foi debilitado por uma infecção bacteriana, e nestes casos é comum que a gripe evolua para uma pneumonia, especialmente se os sintomas não forem prontamente atacados.
A pneumonia bacterial é geralmente mais grave, pois surge sem esse aviso de uma gripe anterior, e os sintomas manifestam-se mais gravemente. Entre eles incluem-se calafrios, febre alta, suores e tosse com expectoração, bem como os sintomas comuns da gripe.
Como tratar?
As gripes não necessitam de antibióticos para serem combatidas. Alguns remédios caseiros, medicação para combater os sintomas e descanso são na maioria dos casos suficientes para curar a doença, não existindo necessidade de consultar um médico.
Por outro lado, uma pneumonia necessita quase sempre de antibióticos devido à sua origem bacteriana. Se não for tratada, esta doença é muitas vezes fatal devido à severidade dos sintomas e incapacidade do corpo em combater as bactérias sem ajuda de medicamentos.
Convém no entanto salientar que em ambos os casos – gripe ou pneumonia – é aconselhável consultar um médico se os sintomas persistirem por mais de uma semana.
Podemos resumir as diferenças entre gripe e pneumonia em 6 pontos-chave:
- A gripe é causada por um vírus e a pneumonia por uma bactéria
- As pessoas com gripe recuperam muitas vezes sem tratamento no prazo de uma semana, enquanto alguém com pneumonia necessitará de cuidados médicos e sem tratamento a doença pode ser fatal
- Uma grupe pode ser tratada sem ir ao médico; já a pneumonia necessita uma ida ao médico
- Os sintomas de pneumonia são muito mais graves que os de uma gripe
- Uma pneumonia pode vir depois de uma gripe, especialmente se a pessoa não tiver cuidados
- A pneumonia bacterial tem que ser tratada com antibióticos enquanto uma gripe normalmente necessita apenas de descanso e alívio dos sintomas