Frequentemente confundida com o resfriado, a gripe é uma infecção viral de fácil propagação que aparece de forma repentina e se manifesta com sintomas intensos. Entre os sintomas mais comuns da gripe estão a febre, dores de cabeça e dores no corpo.
Mas ao contrário do resfriado, os sintomas são mais intensos e duradouros, apresentando menos problemas respiratórios mas um maior mal-estar geral. Embora possa aparecer em qualquer época do ano, é durante o inverno ou quando chove que é mais frequente.
Se quer saber tudo sobre a gripe, então hoje vamos explicar as causas, sintomas e tratamentos para combater este problema de saúde.
Tabela de Conteúdos
Como ocorre o contágio da gripe?
A gripe é provocada por um vírus altamente contagioso que se costuma manifestar em forma de epidemia, afectando muitas pessoas na mesma sociedade através de surtos.
É mais comum durante os meses mais frios, e quando o nosso sistema imunitário está um pouco mais vulnerável. O contágio da gripe ocorre quando o vírus viaja através das gotas de saliva infectadas que são expulsos para o ar através de espirros ou tosse. Este é o motivo pelo qual devemos tapar a boca quando estamos doentes e temos necessidade de tossir ou espirrar, de forma a evitar a sua propagação.
Esta doença é mais comum em determinados grupos de pessoas. Quem costuma ser afectado com mais intensidade são:
- As crianças com menos de 4 anos.
- Idosos com mais de 65 anos.
- Pessoas com o sistema imunitário debilitado devido a alguma doença crónica ou algum tratamento.
- Mulheres grávidas.
Sintomas de gripe
Os sintomas da gripe começam de forma repentina e com grande intensidade. São diferentes dos sintomas do resfriado principalmente devido à presença de febre e dores musculares, para além de provocar mais espirros e congestão nasal.
A gripe manifesta-se com estes sintomas:
- Febre superior a 39 °C.
- Dores no corpo e mal-estar geral.
- Dores de cabeça.
- Calafrios.
- Apatia e falta de apetite.
- Após a febre baixar podem aparecer novos sintomas como a tosse seca, dor de garganta ou secreções nasais.
Tratamento da gripe
O repouso é fundamental para a recuperação, embora os sintomas mais intensos costumem desaparecer ao fim de dois dias. Apesar disso, o paciente pode continuar com tosse ou sentir-se fraco durante 1 ou 2 semanas.
Para baixar a febre, as dores de cabeça e as dores no corpo, pode-se tomar medicamentos antipiréticos de venda livre. Alguns exemplos de medicamentos para tratar a gripe são o paracetamol ou acetaminofeno, e analgésicos como o ibuprofeno.
Em caso algum devem ser tomados antibióticos, a menos que exista alguma complicação que provoque infecção, mas neste caso deve ser sempre um médico a receitar o tratamento mais adequado.
Existem algumas soluções caseiras que podem ajudar a aliviar a maior parte dos sintomas. Convidamo-lo a ler estes artigos sobre remédios caseiros para tratar a gripe:
- Remédio caseiro e natural para acabar totalmente com a tosse, a expectoração e a gripe
- Os melhores remédios caseiros contra a tosse
- 3 Chás para gripe – Aprenda a aliviar os sintomas da gripe com remédios caseiros
- Remédios contra a gripe
Cuidados a ter
Quanto temos gripe é importante descansar adequadamente e tirar alguns dias para repousar no caso de ter febre, porque o corpo precisa de recuperar antes de voltar às actividades diárias. Mas para além disso também é recomendável:
- Ingerir uma boa quantidade de líquidos para garantir uma boa hidratação e impedir que a febre cause estragos.
- As bebidas quentes e os caldos podem ser reconfortantes e agradáveis para os pacientes com este problema. Da mesma forma, também os banhos ou duches de água morna podem ajudar a baixar a febre.
- Deve também resguardar-se bem para evitar que os calafrios causem mais incómodos.
- Deve-se evitar o consumo de álcool e tabaco porque podem piorar os sintomas da gripe.
Quando deve ir ao médico
É recomendável consultar um médico quando:
- A febre persiste ou não baixa depois de 2 dias.
- Existem complicações respiratórias.
- Os sintomas de gripe não desaparecem apesar dos cuidados.
- O paciente recupera dos sintomas mas pouco depois tem uma recaída e apresenta um grande mal-estar.
- Existem sintomas como por exemplo desidratação, sono prolongado ou confusão.
- No caso de crianças com menos de 2 anos deve-se sempre consultar o médico.
Este artigo tem uma função meramente informativa. Não temos competência para receitar quaisquer tratamentos médicos ou fazer algum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer problema de saúde ou mal-estar.