Sabemos que a acne pode aparecer e ter diversas causas, mas uma grande preocupação é sobre como ela começa a se manifestar, qual seria a gravidade para cada grau da acne, como tratar e em que ponto ela se torna grave ou não, sintomas e afins. A intenção deste pequeno texto é dar uma visão resumida dos graus de acne e caso você se identifique com algum procure rapidamente um dermatologista para fazer o tratamento adequado.
Tipos de Acne:
- Cabeça Negra: O acúmulo de sujeira e oleosidade penetra a superfície e tem a cor negra
- Cabeça Branca: Fica debaixo da derme
- Pápula: Inflamada, rosada e pequena
- Pústula: A fase mais conhecida como espinha, já que é vermelha e com pus
- Cisto ou Nódulo: Espinhas bem inflamadas e dolorosas dentro da pele.
Graus de Acne:
- Grau I: apenas alguns cravos na pele sem lesões inflamatórias (as espinhas)
- Grau II: cravos e espinhas em tamanhos menores, e com pontos de pus.
- Grau III: cravos e espinhas pequenas, mas com lesões grandes, profundas, avermelhadas, cistos inflamados e bastante dolorosas.
- Grau IV: cravos e espinhas internas e grandes lesões, cistos grandes com muita inflamação e com aspecto que desconfigura o rosto.
Por ser uma doença que pode ter um longo tempo de duração e ocasionar lesões a ponto de desconfigurar o rosto, é importante que assim que ela estiver no grau I, assim que você detectar na pele já inicie tratamentos e não deixe essa questão de lado, pois pode piorar e deixar lesões mais sérias no rosto que vai demandar de muito mais tempo, paciência e dinheiro para custear os tratamentos adequados receitados pelo dermatologista. Esteja atento!