Rica Saude

O que são gorduras hidrogenadas

gorduras transAs gorduras hidrogenadas ou gorduras “trans” (como são popularmente conhecidas) são um tipo de gordura bastante nociva e prejudicial para o organismo. Infelizmente costumam estar presentes no menu diário de grande parte da população, encontrando-se em alimentos consumidos de forma habitual como as batatas fritas, os bolos de fabrico industrial ou as bolachas.

Os nutricionistas advertem sobre os perigos que representam as gorduras hidrogenadas para a saúde e é por isso hoje vamos conhecê-las melhor, em que consistem e quais são os riscos do seu consumo habitual.

 

Gorduras hidrogenadas o que são?

A maioria dos pastéis e doces que fazemos em casa precisam de óleo ou manteiga para lhes dar aquele toque doce tão delicioso e único. No caso da pastelaria industrial, é levado a cabo um processo de hidrogenação dos óleos vegetais para que o produto dure mais e conserve todo o seu sabor por mais tempo. No dito processo, os óleos transformam-se nas temidas gorduras hidrogenadas ou saturadas que são realmente nocivas e prejudiciais para a saúde. Este tipo de gordura quando consumido de forma habitual, pode provocar graves problemas no organismo tanto a médio, como longo prazo, pelo que é importante evitar o seu consumo a todo o custo.

 

Riscos das gorduras hidrogenadas

Como podemos supor, são muitos os riscos para a saúde quando consumimos habitualmente produtos que têm gorduras hidrogenadas na sua composição. O consumo de produtos ricos em gorduras “trans” faz com que o nível de colesterol suba demasiado e aumenta o risco de se vir a padecer de doenças cardiovasculares no futuro. Para além disso (como se não fosse pouco), a ingestão desses produtos pode aumentar a probabilidade de vir a sofrer de diabetes tipo b.

Estes são alguns dos riscos das chamadas gorduras “trans”. Por todos estes motivos, os nutricionistas são da opinião que é preciso evitar comer estes tipos de alimentos e que devemos optar por uma dieta totalmente saudável, equilibrada e livre de gorduras prejudiciais para o nosso corpo. Desta forma poderá evitar problemas de saúde futuros e levar uma vida mais saudável.

Onde podemos encontrar as gorduras hidrogenadas?

Sempre que vai ao supermercado e lê nas etiquetas dos productos que são fabricados com gorduras vegetais, isso quer dizer que são gorduras “trans” e portanto realmente nocivas para a saúde. Existe uma série de alimentos que costuma conter este tipo de gorduras e que deveria excluir da sua dieta diária, caso pretenda evitar problemas de sexcesso de peso e de saúde.

As gorduras “trans” costumam-se encontrar em toda a pastelaria de fabrico industrial, nas batatas fritas, nas bolachas e nos alimentos pré-cozinhados como por exemplo os croquetes ou as pizzas. É por isso que é muito importante ler detalhadamente as etiquetas dos produtos sempre que vamos ao supermercado, de forma a evitar aqueles que são produzidos com gorduras vegetais ou gorduras hidrogenadas.

 

Espero que tenha esclarecido o que são as gorduras hidrogenadas e os perigos para a saúde do seu consumo diário. Não pense mais e exclua esses produtos da sua dieta diaria. Opte por alimentos que sejam mais saudáveis e nutritivos para o seu organismo, como por exemplo a fruta e as verduras. As gorduras hidrogenadas são realmente prejudiciais para a saúde e não têm qualquer tipo de beneficio para o seu organismo. Uma dieta saudável e equilibrada irá ajudá-lo/a a sentir-se melhor e com uma saúde de ferro.

Exit mobile version