O que acontece quando se come apenas frutas e verduras durante duas semanas?

O que acontece quando se come apenas frutas e verduras durante duas semanas?

Comer mais frutas e verduras pode ter muitos benefícios nutricionais e de saúde, mas excluir os outros alimentos da sua dieta não é uma estratégia segura para perder peso ou para melhorar a sua saúde. Com efeito, pode mesmo colocar a sua saúde em risco se consumir apenas frutas e verduras durante duas semanas ou mais.

Benefícios para a saúde

O site ChooseMyPlate.gov refere que as frutas e as verduras têm poderosas propriedades nutritivas porque têm grandes quantidades de vitaminas essenciais, minerais e nutrientes. Por exemplo, a dose de fibra dietética que se encontra na maioria das frutas e verduras pode ajudar a perder peso ou a manter um peso saudável. Os antioxidantes, vitaminas e minerais presentes nos alimentos também têm o potencial de reduzir os riscos de problemas graves de saúde, incluindo cálculos renais, ataques cardíacos, diabetes, cancro, derrames cerebrais e perda massa óssea.

Riscos

No entanto, uma dieta mais variada é um fator fundamental para obter os mais profundos benefícios para a saúde e cumprir com todas as necessidades nutricionais. A Mayo Clinic recomenda que se obtenha 25 por cento das calorias diárias de gordura e 20 por cento de proteínas, mas as verduras e as frutas têm muito pouco de ambas.

Consequentemente, restringir uma dieta e consumir apenas estes alimentos durante semanas poderá dar origem a problemas de deficiência de nutrientes, bem como fadiga, tonturas ou fraqueza geral.

Perda de peso

As verduras e frutas tendem a ter níveis de densidade de energia baixos, o que significa que têm poucas calorias e gordura por porção, mas altas quantidades de fibra e água. Como resultado, podem ser comidas em grandes quantidades e ainda assim acabar por consumir menos calorias do que as consumidas numa refeição normal.

É muito provável que diminua a ingestão diária de calorias ao comer apenas verduras e frutas, mas pode provocar a perda de peso a um ritmo mais rápido do que o recomendável segundo os especialistas em saúde.

Se perder mais de 1 kg por semana, por exemplo, os Centers for Disease Control and Prevention referem que há uma menor tendência para manter o peso do que quando perdido gradualmente.

Alternativa saudável

Una alternativa mais segura e mais saudável de comer apenas verduras e fruta é aumentar a quantidade diária destes alimentos sem deixar de comer uma variedade baixa em calorias de alimentos de todos os grupos principais, incluindo grãos integrais, produtos lácteos magros e proteína magra.

Os National Institutes of Health recomendam ter uma estratégia de perda de peso, juntamento com o aumento da atividade física diária.

Considerações finais

Antes de começar uma dieta restritiva, fale com o seu médico ou nutricionista, sobretudo se tiver outros problemas de saúde crónicos. Se decidir comer apenas frutas e verduras por um período e começar a sentir-se mal ou tiver algum problema físico, peça ajuda rapidamente ao seu médico.