Comer fruta é necessário e saudável para o organismo. Estamos cansados de ouvir dizer que é saudável comer fruta várias vezes ao dia, mas muitas pessoas não chegam nem a comer uma peça sequer pois criou-se o mito de que a fruta engorda e que será melhor evitá-la. Por essa razão queremos hoje desmistificar este mito e destacar que a fruta não só não engorda como é saudável.
Não nos esqueçamos que a fruta é um alimento rico em vitaminas e minerais necessários para o correcto funcionamento do organismo. Muitas vezes diz-se que a fruta é um doce natural pois contém frutose, uma espécie de açúcar natural, que é precisamente o que está na origem do mito e a razão pela qual algumas pessoas a excluíram da sua dieta.
Antes de mais nada é importante ter em conta que a frutose é um tipo de açúcar totalmente natural e de melhor assimilação pelo organismo do que o açúcar refinado. É libertado lentamente, pelo que o seu aproveitamento é melhor, mantendo os níveis de energia e de glucose óptimos e constantes. Isto evita que se corra o risco de acumular a frutose em forma de gordura e assim engordar.
Partindo desta base, não nos devemos esquecer que a fruta contém poucas calorias, pelo que é um alimento que se pode comer diariamente, mas e apesar de tudo isso há altura do dia em que é mais benéfico o seu consumo. Recomenda-se comer fruta entre as refeições ou ao pequeno-almoço.
Efeitos da frutose na digestão
A digestão é o período em que a frutose faz precisamente sentir os seus efeitos, uma vez que o que irá fazer é tornar a digestão mais lenta e diminuir a síntese proteica e dos hidratos de carbono. Isto não quer dizer que a fruta contenha mais calorias, mas apenas que simplesmente pode acabar por ser indigesta, provocar gases e fazer-nos sentir mais pesados enquanto se desenrola o processo digestivo.
Talvez seja por este motivo que se considera que a fruta é também um alimento com um alto conteúdo calórico, mas isso não poderia estar mais distante da realidade. É a opção mais acertada quando o que se quer é saciar o apetite da forma mais saudável. Aqui sim, é sempre bom que a fruta seja a opção escolhida de manhã ou ao lanche, mas sem nunca abusar muito, uma vez que em excesso os seus efeitos não serão tão benéficos.