Rica Saude

Como fortalecer os folículos capilares

Como fortalecer os folículos capilaresOs folículos capilares são pequenos sacos alinhados com células de pele. As glândulas sebáceas produzem sebo nestes sacos, o que serve para proteger e lubrificar o cabelo. As células entram no saco e acumulam-se e, em resultado, são empurradas, causando a eclosão do cabelo. A haste capilar, isto é, o fio do cabelo, é feita de queratina, uma forma de proteína morta. Para fortalecer os folículos capilares, você precisa de adotar uma dieta saudável, pois o cabelo deriva das suas células e, naturalmente, o seu estado de saúde geral tem grande influência sob o mesmo. Portanto, por inerência, quanto mais saudável você for, mais probabilidades você terá de ter um cabelo forte.

 

Vejamos abaixo algumas dicas sobre como fortalecer os folículos capilares:

  1. Integre na sua alimentação comidas que contenham ferro, como os vegetais verdes, feijão e legumes, carne vermelha magra ou, pelo contrário, tome um suplemento contendo ferro. O ferro transporta o oxigénio para os folículos capilares, pelo que a sua falta pode enfraquecer o folículo.
  2. Além do ferro, os alimentos contendo zinco são também importantes e podem ser encontrados no marisco e na carne. O zinco fortalece os folículos capilares porque liga as proteínas, fomentando o nascimento de um fio de cabelo mais forte. Além disso, ajuda as glândulas sebáceas, que protegem o cabelo. Contudo, não exagere. Apesar de ter vantagens, tomar demasiado zinco pode privar a absorção de outros minerais essenciais para um cabelo saudável.
  3. Tenha uma dieta rica em vitaminas, como a vitamina A, B, C e E. Para o efeito, você pode comer uma grande variedade de frutas e vegetais, bem como gorduras saudáveis. Na dúvida, escolha diferentes cores de frutas e vegetais. Esse tipo de alimentos ajuda a manter o corpo devidamente hidratado.
  4. Consuma alimentos com muitas proteínas, como é o caso dos ovos, peru, galinha e lacticínios magros. O cabelo é derivado de proteínas, pelo que ter proteínas q.b na sua dieta é importante para ter um cabelo forte e saudável.
  5. Beba pelo menos 8 copos de água por dia para ajudar no crescimento e fortalecimento do cabelo. A água ajuda o corpo a funcionar corretamente, em todas as suas funções, incluindo o crescimento do cabelo. Quando o seu corpo está devidamente hidratado, o seu cabelo estará também mais saudável.
Exit mobile version