Figado gordo ou esteatose hepática

Figado gordo ou esteatose hepática

figado gordoO fígado gordo ou esteatose hepática é uma doença do fígado caracterizada pela acumulação de ácidos gordos e triplicados nas células hepáticas.

 

Definição de fígado gordo ou esteatose hepática

É uma acumulação de gordura nas células do fígado. Os sintomas de fígado gordo costumam ser fadiga crónica, dor na parte superior direita do abdómen, mau estar geral e sensação de peso ou enfartamento após as refeições, embora também haja muitos pacientes sem nenhum sintoma.

O fígado gordo (esteatose hepática) geralmente costuma tornar maior (inchado) o fígado embora sem normalmente produzir dor. O problema será que se não se tratar convenientemente esta doença (esteatose hepática), alguns casos poderão tornar-se em cirrose.

Embora alguns casos de fígado gordo se relacionem com o alcoolismo, a maioria deve-se hoje em dia à obesidade e a altos níveis de colesterol e triglicéridos. A maior incidência de diabetes tipo dois (a que não necessita de se injectar insulina) também favorece o desequilíbrio metabólico.

 

Nutrição para fígado gordo ou esteatose hepática

Deve-se evitar as perdas rápidas de peso ou os aumentos e perdas do mesmo (muito típico nas pessoas que fazem dieta) já que são um factor acrescido de risco para ter fígado gordo. O ideal será encontrar uma dieta adequada para cada caso que ajude a perder peso gradualmente.

Evitar o leite de vaca (em alternativa há os iogurtes ou o kefir), queijos curados, as gorduras de origem animal e o álcool. Deve-se reduzir o açúcar e os doces e por outro lado cuidar para que não falte proteínas na dieta (sobretudo as proteínas vegetais) já que em muitos casos de figado gordo ou esteatose hepática há uma grande resistência à insulina. Os adoçantes como o agave ou a stevia estão perfeitamente indicados nestes casos.

Nestes casos temos de ter sempre em conta os antioxidantes, como a vitamina A, C, E e o selénio, que podem ajudar a evitar uma degeneração celular.

Os alimentos ricos em fibras (vegetais e cereais integrais) ajudam também a absorver menos gorduras e açucares na dieta.

O peixe azul, as leguminosas, as sementes e os frutos secos crus (em pouca quantidade) ajudam também na luta contra o colesterol.

O limão é um grande aliado nos casos de fígado gordo (pode ser adicionado à água e às saladas). Uma boa combinação é o sumo de cenoura e limão.

 

Fitoterapia para o fígado gordo ou esteatose hepática

Uma mistura de cardo mariano, dente de leão, centaurea e alcachofra pode ser de grande ajuda. Tomar um copo antes do pequeno almoço, almoço e jantar.

 

Outros conselhos para o fígado gordo ou esteatose hepática

É conveniente evitar ou pelo menos não abusar, de medicamentos como anti-inflamatórios, analgésicos ou anticonceptivos.

Deve planear uma actividade física, se possível diária que irá ajudar a perder peso e no equilíbrio metabólico.

Se verificar que é o sistema nervoso a causa do desequilíbrio talvez esteja na hora de repensar horários e prioridades da sua vida. Dedicar uns minutos a respirar tranquila mas profundamente é um dos remédios mais baratos e eficazes para reduzir o stress e para se oxigenar.

Um grande remédio que nos é também proposto para o fígado gordo ou esteatose hepática é envolver o abdómen e a cintura com um pano molhado em agua fria mas não encharcado. Depois deve-se cobrir com uma toalha e deixar assim toda a noite. A pessoa nunca deve sentir frio, caso contrário deve retirar imediatamente a toalha.

 

Como sempre recomendamos consultar o seu médico, terapeuta ou outro profissional de saúde competente. a informação aqui contida tem uma função meramente informativa.

5 Comentários

  1. Fígado Corajoso e com Saúde.
    Outubro 31, 2014
  2. Luiza
    Dezembro 7, 2013
  3. Rosário Galante
    Julho 21, 2013
  4. Renato André Correia
    Fevereiro 21, 2013
  5. jane
    Janeiro 9, 2013

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.