Porque é que o ferro é tão importante para a saúde?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Alimentos ricos em ferroFala-se muitas vezes sobre a importância das vitaminas no organismo. No entanto, os minerais como o fósforo, o magnésio, o potássio, e sobretudo o ferro, são fundamentais para um bom funcionamento do corpo. E é precisamente neste mineral que costuma haver muitas vezes um défice, o que dá origem às conhecidas anemias. Mas qual é a importância do ferro no organismo? Em que alimentos se encontra? Para que serve? Vamos ver a resposta a estas questões já de seguida.

 

Papel chave

O défice de ferro costuma ser, de uma forma geral, mais comum entre as mulheres, principalmente nas mulheres em idade fértil.

Uma carência deste mineral deve ser rapidamente resolvida porque é um mineral fundamental para o organismo e para a manutenção de uma boa saúde.

Em relação ao seu papel principal não existem dúvida: é transportar o oxigénio. Mas as suas funções vão para além disso porque é também fundamental para aumentar a resistência a muitas doenças. Para além disso, o seu défice ou carência no organismo provoca sintomas como o cansaço que pode dificultar o dia-a-dia das pessoas com este problema.

ferro

Alimentos ricos em ferro

O ferro pode ser encontrado em diferentes alimentos. Por exemplo, encontra-se nos alimentos de origem animal, como a carne vermelha, de onde se destaca a carne de vitela. E a verdade é que um bife de vitela permite que o organismo absorva uma maior quantidade deste mineral, chegando a assimilar a quarta parte do que contém.

A gema de ovo é também muito rica em ferro, assim como as verduras e os cereais. Dentro do grupo das verduras, as que têm maior quantidade de ferro são os espinafres. No entanto, o nível de assimilação do mineral nestes produtos é menor do que num bife de vitela.

 

Maior efeito

Para assimilar melhor o ferro no organismo, é importante combiná-lo com outros alimentos que o ajudem a permanecer no corpo. Por exemplo, é boa ideia consumi-lo juntamente com produtos alimentares ricos em vitamina C, B6 ou B12, para além de cálcio.

Isto até pode parecer complicado, mas na prática é fácil. Por exemplo, pode-se cozinhar umas lentilhas com cenoura ou comer uma laranja como sobremesa depois de ter comido carne ou peixe. No entanto, deve evitar beber café, vinho tinto ou demasiada fibra porque dificultam a assimilação do ferro.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...