As insónias são uma perturbação do sono que afeta diretamente a capacidade de dormir, levando a efeitos adversos na vida diária, tais como o cansaço, o humor e o excesso de peso.
Infelizmente hoje em dia, devido ao stress e à ansiedade da vida quotidiana, as insónias são um dos problemas mais comuns entre os adultos. É importante tratá-lo identificando as razões que o desencadeiam.
As cinco causas mais comuns das insónias
Há uma miríade de razões pelas quais uma pessoa pode sofrer de insónias. Contudo, para reconhecer a razão das insónias, é necessário consultar um profissional para ajudar a identificá-la e encontrar uma solução para a combater.
Hoje em dia, existem cinco das causas mais comuns que tendem a repetir-se entre os doentes que sofrem de insónia. Estes são:
Emoções fortes
A razão mais comum para a dificuldade em dormir são os distúrbios emocionais. Emoção, tensão, medo e tristeza são algumas das razões mais comuns.
Utilização inapropriada de determinadas substâncias
As pessoas desconhecem muitas vezes os efeitos que certas substâncias podem ter no corpo.
Estimulantes como o chocolate, açúcar e cafeína devem ser evitados o mais possível após as quatro horas da tarde.
Maus hábitos na hora de dormir
Para que o corpo possa descansar adequadamente, é necessário ter uma rotina diária. Dormir a horas diferentes todos os dias afeta diretamente o sono. De facto, é recomendado dormir oito horas por dia, nem mais nem menos.
Mudanças na rotina
O corpo é uma máquina que se acostuma a certos horários. Quando estes são alterados abruptamente, seja devido a trabalho, viagens ou uma mudança de horário, podem interferir diretamente com o sono.
Uso excessivo de ecrãs
Não é aconselhável utilizar ecrãs antes de ir para a cama. É muito comum ir para a cama com um telemóvel na mão, o que geralmente é uma péssima ideia: é aconselhável deixar toda a tecnologia de lado, e relaxar durante alguns minutos antes de ir dormir, para que o cérebro se possa preparar para descansar.
Os efeitos das insónias na vida diária
As insónias têm um impacto direto na vida quotidiana, uma vez que o cansaço faz com que o corpo não reaja da mesma forma. Em geral, os efeitos mais comuns e mais rapidamente evidentes são: perda de concentração; falta de energia física e fadiga; e alterações do comportamento e das emoções.
É fácil combater as insónias?
Existem certos hábitos que o ajudam a adormecer mais facilmente, de modo a dormir mais profundamente e descansar adequadamente. O ideal é ir para a cama e acordar à mesma hora todos os dias, para que o corpo se habitue a seguir uma rotina.
Antes de ir para a cama, deve fazer atividades relaxantes que preparem o corpo, tais como tomar banho, ler ou meditar. Tente colocar ecrãs de lado, se possível devem ser mantidos afastados durante pelo menos uma hora antes de ir para a cama.
Do mesmo modo, durante o dia, é altamente aconselhável fazer exercício e atividades que exijam o uso de energia, e evitar sestas. É também importante minimizar refeições pesadas e evitar cafeína, nicotina, açúcares e bebidas alcoólicas.