Rica Saude

Os melhores exercícios para prevenir o enfarte do miocárdio

prevenir o enfarte Para ter um coração saudável é preciso ter bons hábitos de vida. Neste ponto é fundamental dormir, descansar bem, ter uma alimentação saudável, controlar o estresse e fazer exercício físico. No entanto, também é preciso ter algum cuidado quando praticamos uma actividade física porque nem todas são benéficas para o coração porque podem submeter o coração a um esforço exagerado.

Para poder escolher bem e praticar desporto de forma saudável, vamos aqui propor-lhe alguns desportos mais adequados para velar pela saúde do seu coração e prevenir um enfarte do miocárdio.

Desportos com raquetes

Os fãs dos desportos com raquetes têm uns quantos desportos que podem fazer. Por exemplo, entre os mais benéficos estão o ténis, squash, padel e o badminton, uma vez que a sua prática é combinada entre períodos de actividade mais intensa com outros de repouso, o que permite melhorar o rendimento cardiovascular e metabólico.

Apesar de tudo, é preciso ter sempre algum cuidado na prática destes desportos porque é preciso evitar levar o corpo ao limite. Ou seja, deve-se controlar a intensidade, mantendo-a moderada.

Desportos aquáticos

As actividades aquáticas são também excelentes para ajudar a prevenir o enfarte. Para além disso, e de uma forma geral, costumam ser mais relaxantes do que as realizadas fora de água.

A natação é um dos melhores desportos e com mais benefícios porque ajuda a baixar a pressão arterial e previne o colesterol. Já todos certamente ouviram isto e é mesmo verdade.

Pode-se ainda praticar outros desportos aeróbicos na água como a ginástica aquática, mas sendo sempre vigiando para que a intensidade não seja demasiado elevada.

Ginástica

A ginástica aeróbica também é boa para este objectivo, para além de ajudar a baixar ou controlar o peso, o que também tem benefícios para o coração.

Outro dos benefícios é ajudar a controlar o nível de estresse.

Com precaução

Por outro lado, é melhor não realizar algumas actividades desportivas que não são benéficas para o coração, embora inicialmente pareça que sim.

É o caso do ciclismo e do running porque normalmente são praticados com muita intensidade e é aí que está o problema porque submete o coração a um esforço excessivo.

No entanto (e por exemplo), pode dar um passeio de bicicleta e caminhar um pouco mais rápido do que o habitual, mas sem exagerar.

Exit mobile version