Uma das maiores preocupações de qualquer pessoa que se preocupa com a sua saúde e aparência física é aquele pneuzinho extra que não está ali a fazer nada e só serve para nos sentirmos por vezes pouco à vontade. Infelizmente não existem soluções milagrosas nem treinos mágicos que acabem com a barriguinha extra. Isto implica trabalho, esforço e persistência, mas sem qualquer dúvida que no fim valerá a pena.
Neste artigo vamos dar algumas dicas não só para eliminar a tal gordura extra, mas também a definir a sua barriga.
O primeiro conselho é quase da praxe, mas nunca é demais repeti-lo: ter uma boa alimentação. Evitar alimentos com muito açúcar e gordura, comer fruta e legumes, beber muita água, etc. Mas este artigo não é sobre alimentação, por isso vamos à parte que interessa.
Existe duas etapas importantes no processo de perder a barriga: exercícios aeróbicos e exercícios abdominais. Os exercícios aeróbicos são orientados para perder a gordura extra, basicamente queimar calorias, enquanto que os exercícios abdominais servem para definir a barriga.
Existem em ginásios programas para perder gordura de forma localizada, e se tiver tempo e dinheiro para isso é a melhor opção. Se o dinheiro for um obstáculo, caminhadas, corrida ou bicicleta são sempre uma boa alternativa, desde que estas actividades sejam praticadas de forma consistente e regular. O ideal é 5 vezes por semana, primeiro meia hora e ao fim de um mês aumentar para uma hora.
Depois de eliminada a gordura resta passar à definição da barriga, e existem diversos exercícios abdominais que pode fazer, vamos descrever alguns, para além dos tradicionais abdominais:
-
Deite-se, elevando as pernas unidas até formar um ângulo de 45 graus em relação ao chão. Depois entrelace as mãos atrás da cabeça e levante o peito, segurando esta posição durante alguns segundos.
-
Deitada de lado, com as pernas flexionadas uma sobre a outra, coloque um braço no chão e toque com a outra mão na face. Depois eleve o tronco na lateral, mantendo a posição durante alguns segundos. De seguida mude lado e repita.
-
Deite-se de barriga para baixo, com os cotovelos no chão paralelos aos ombros. Mantenha as pontas dos pés no chão e eleve os quadris, mantendo-os alinhados com a coluna.
-
Deite-se com as costas apoiadas no chão, coloque as mãos debaixo das nádegas e levante as pernas até fazer um ângulo de 90º relativamente ao chão. Depois, com calma, vá baixando até fazer um ângulo de 45º, e volte a levanta-las, repetindo esta acção várias vezes. Se a zona lombar começar a levantar muito do chão, levante menos as pernas até ter maior controlo sobre o corpo.
Estas dicas e exercícios funcionam apenas se realizados com regularidade e disciplina, por isso o fundamental para perder a barriguinha extra que tem é força de vontade, e isso só depende de si. Não espere mais e comece já a fazer algum exercício para perder barriga.