Para ter um abdômen definido nem sempre é necessário fazer os tradicionais abdominais. Alguns exemplos de outros exercícios que também tonificam a musculatura abdominal são prancha, agachamento e flexão, mas para que os resultados sejam percebidos é necessário reduzir ao mínimo a gordura da barriga porque como os músculos abdominais são pequenos e estreitos, qualquer camada de gordura pode escondê-los.
6 exercícios que definem a barriga:
Tabela de Conteúdos
1- Prancha
Deitada de barriga para baixo, estique os braços e levante o corpo do chão. Apoie o peso do corpo nas mãos e nos pés. Para conseguir manter-se parado nesta posição é importante contrair os abdominais e os músculos das costas.
2- Flexão
A partir da posição do exercício anterior, agora flexione os braços até que o corpo fique mais perto do chão. Repita este exercício 10 vezes.
3- Ponte
Deitado de barriga para cima, eleve o quadril do chão, formando uma ponte com o corpo. Repita este movimento 10 vezes seguidas, de forma lenta e controlada.
4- Salta à corda
saltar à corda durante 2 minutos, além de queimar calorias e colaborar para eliminação do excesso de gorduras, ainda ajuda a tonificar e a fortalecer os músculos abdominais, deixando-os mais definidos.
5- Escalador
Apoiar os braços e as pontas dos pés no chão e alternadamente chegar um dos joelhos próximo do peito. Fazer este exercício durante 30 segundos e depois ir aumentando o tempo progressivamente.
6- Agachamento
Com as pernas entreabertas agachar como se fosse sentar numa cadeira, mas mantendo as costas eretas. O ideal é que a altura do bumbum seja a mesma altura dos joelhos. Para manter-se nesta posição é preciso um bom alongamento das pernas e força no abdômen para não se desequilibrar.
Estes exercícios fortalecem todos os músculos da região central do corpo, sendo úteis para melhorar a postura e melhorar o contorno corporal. No entanto, quando o indivíduo possui um alto índice de gordura corporal é necessário seguir uma dieta hipocalórica receitada por um nutricionista e fazer exercícios aeróbicos porque estes gastam bastante energia, utilizando a gordura acumulada como principal fonte de energia.