Geralmente, as pessoas costumam fazer os exercícios aeróbicos antes da musculação, o que está errado, independentemente do seu objetivo.
Porque os exercícios aeróbicos devem ser feitos depois da Musculação
- Se o seu objetivo é perder peso, então fazer aeróbicos depois do treino de musculação é especialmente importante. A simples razão é que o treino com pesos esgota o glicogénio dos músculos. O glicogénio é utilizado como fonte primária de combustível para um exercício cardiovascular, sendo assim, o corpo é obrigado a usar a gordura como fonte de energia. Quando você faz aeróbicos antes da musculação, leva cerca de 20-25 minutos para os níveis de glicogénio caírem e as células gordas serem usadas.
- Deve guardar o máximo de energia para o levantamento de pesos.
- O treino aeróbico antes da musculação irá pré-fadigar os seus músculos. Obviamente isso limita o seu potencial de construção muscular, pois você não será capaz de levantar os pesos de forma eficaz.
Treinos duros exigem 100% de energia física e mental. Você não terá isso à disposição depois de 45 minutos de corrida numa passadeira.
Conclusão
Se o seu objetivo é ganhar peso e construir músculo, sugiro que abandone todos os treinos aeróbicos não essenciais. Quando eu digo não essenciais, não estou a dizer que deve parar de fazer o desporto que gosta, mas sim deixar de treinar por treinar. Quanto mais você faz cardio, mais calorias têm que consumir para crescer, e dessa forma, você terá que comer mais para alcançar os seus objetivos.
Se o objetivo é perder peso, fazer aeróbicos depois da musculação é o ideal. Como eu mencionei acima, o glicogénio esgota, fazendo com que você queime muito mais gorduras durante o treino.