Foram seleccionados diferentes estudos e ensaios clínicos, tendo-se verificado que o exercício pode ser o tratamento primário para muitas doenças crónicas. Sabe-se mesmo que o exercício físico é tão eficaz como a medicina tradicional, e por vezes até mais eficiente e com menos efeitos secundários.
Mas vamos lá saber quais são as 26 doenças, cujo tratamento pode ser o exercício físico (adequando a actividade físicas a cada uma delas):
- Doenças psiquiátricas: depressão, ansiedade, stress e esquizofrenia.
- Doenças neurológicas: demência, Doença de Parkinson e esclerose múltipla.
- Doenças metabólicas: adiposidade, dislipidemias, síndrome metabólico, síndrome do ovário policístico, diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2.
- Doenças cardiovasculares: hipertensão, doenças coronárias, Acidente Vascular Cerebral, insuficiência cardíaca e claudicação intermitente.
- Doenças pulmonares: EPOC, Asma e Fibrose Cística.
- Doenças músculo-esqueléticas: osteoporose, artrose, dor de costas e artrite reumatóide.
- Cancro.
Com estes estudos, não só se comprovou que o exercício físico é o melhor remédio para tratar estas 26 doenças crónicas, como ainda foi definido um resumo do mecanismo de acção da actividade e do tipo de treinamento adequado para cada uma delas.
Trata-se de uma meta-análise abrangente que nos mostra uma vez mais que o exercício físico não só ajuda a prevenir, como ainda ajuda a tratar diferentes doenças de forma eficiente, com menos efeitos secundários e com mais efeitos colaterais benéficos.
Por tudo isto, se ainda não tinha razões suficientes para praticar exercício com regularidade, então com estes estudos já não há desculpa. O que espera para começar a fazer exercício físico com regularidade? Comece já…
Via | Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, Volume 25, Issue Supplement S3, pages 1–72, December 2015