Eliminar os Gases

Sofre com Excesso de Gases? Entenda o problema e descubra soluções

Eliminar os GasesExcesso de gases, ou flatulência, é um problema muito comum, que pode causar grande desconforto físico e social. A flatulência é a libertação muito frequente de gases intestinais, que se encontram contidos na parte final do intestino grosso. Ter muitos gases pode provocar desconforto físico, devido à distensão abdominal provocada por essa libertação, e desconforto social, pela libertação de gases junto a outras pessoas.
Os gases são provocados pela fermentação de alimentos com hidratos de carbono e fibras, logo, alimentos ricos nestes nutrientes são geralmente os causadores da flatulência. Contudo, a tolerância dos intestinos de cada pessoa a este tipo de alimentos é diferente, havendo por isso pessoas com graus completamente distintos de flatulência para uma dieta semelhante.
Os alimentos que contêm substâncias passíveis de causar gases são: repolho, brócolos, couve-flor, ervilha, lentilha, maçã crua, milho, ovos, melão, melancia, iogurte, couve-de-bruxelas, pepino, feijão, grão-de-bico, nabo e abacate.

Porque se formam os gases

A grande maioria dos gases produzidos nos intestinos é causada pela digestão incompleta dos hidratos de carbono no estômago. As moléculas de hidratos de carbono não quebradas no estômago são assim fermentadas no intestino pelas bactérias da flora intestinal, já que nesta região não existem as enzimas necessárias para as quebrar. Desta fermentação resulta assim a maior parte dos gases produzidos nos intestinos. Havendo determinados alimentos que têm características mais adequadas para a produção destes gases, a melhor forma de evitar a flatulência será uma mudança na dieta alimentar. Contudo, se a sua alimentação contém os alimentos acima mencionados, isso não significa que todos eles causem os gases em excesso. Assim, para que consiga descobrir o alimento, ou os alimentos, que estão a provocar a flatulência, é importante eliminar-se um, ou um conjunto de alimentos, de cada vez, de forma a perceber-se qual a causa do problema.

Dieta para reduzir os gases

De seguida deixamos alguns cuidados que deve ter com a sua alimentação, que irão promover o equilíbrio da flora intestinal, e assim, ajudar a reduzir a flatulência.
  • Ingestão de alimentos com frutooligossacarídeos (aspargos, alcachofra, alho, cebola, etc.);
  • Diminuir alimentos com gorduras pouco saudáveis (fritos, alimentos processados, carnes com muita gordura);
  • Ingerir a quantidade adequada de proteínas, já que muitas vezes este nutriente é consumido em excesso. Isto ajudará a digestão.
  • Diminuir a ingestão de hidratos de carbono simples, como o açúcar refinado.
  • Evitar todas as bebidas com gás, incluindo refrigerantes.
  • Evitar a toma de antiácidos.
  • Reduzir a ingestão de alguns dos vegetais indicados em cima, substituindo-os por outros.
  • Evitar mastigar chiclete.
  • Reforçar a ingestão de alimentos ricos em fibras (diferentes dos referidos em cima), de forma a melhorar o trânsito intestinal, e dessa forma, diminuir a acumulação de gases.
  • Diminuir, durante a refeição, a ingestão de água.
Outro conselho importante é mastigar mais lentamente, de forma a reduzir a quantidade de ar que acompanha os alimentos para o estômago. Também o exercício ajuda a estimular o funcionamento do intestino, e dessa forma, a reduzir a quantidade de gases acumulados.
1

Um comentário

  1. Moniz Miguel
    Julho 27, 2020

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.