Estou gordo? Tenho obesidade? Devo perder peso?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

obesidadeA obesidade é o estado em que o individuo apresenta uma quantidade de gordura corporal bastante acima do que é considerado aceitável ter uma fisiologia normal.

Como já referimos muitas vezes em artigos anteriores, não é preciso ser-se muito magro/a para estar ou ser saudável. Estados extremos de magreza até são tanto ou mais prejudiciais para a saúde do que a obesidade, pelo menos até certo ponto. O mais importante para estarmos e sermos saudáveis é sentirmo-nos bem, tanto física como mentalmente.

O mais importante em ter um peso normal não é ter bom aspecto, mas sim sentirmo-nos bem e termos saúde. Ter demasiada gordura corporal é prejudicial para o organismo por muitas razões.

Mas ser obeso não é o mesmo que ter excesso de peso. Uma pessoa obesa não tem apenas alguns quilinhos a mais. Tem uma quantidade de gordura corporal acima do que é considerado normal ou aceitável segundo a idade, o peso e a altura de cada pessoa.

gordo

Causas da obesidade

As causas da obesidade são diversas, mas podemos mencionar factores como a herança genética, o comportamento do sistema nervoso, endócrino e metabólico, bem como o estilo de vida que cada pessoa tem.

De uma forma geral, podemos enumerar duas causas para o excesso de peso, mais especificamente da obesidade:

  • Ingestão de calorias superior à quantidade de energia utilizada diariamente.
  • Pouca actividade física em relação ao que o corpo precisa.

Os alimentos ingeridos diariamente são o combustível do nosso corpo. É a partir deles que obtemos a energia utilizada diariamente para realizar todas as actividades que levamos a cabo, por mais pequena que seja. Se ingerimos mais calorias do que as que utilizamos como energia todos os dias, este excesso acumula-se em forma de gordura.

Infelizmente, a acumulação de gordura no organismo ajuda ao surgimento de outras patologias como a diabetes mellitus, a hipertensão arterial e as doenças coronárias e cardiovasculares. Todas estas doenças estão entre as principais causas de morte nas sociedades modernas.

As crianças com pais obesos têm dez vezes mais probabilidade de também virem a ser obesos, em parte devido às tendências metabólicas para acumular gordura, mas mais devido aos padrões culturais alimentares e sedentários que aprenderam.

perder peso

Como saber se estou obeso ou tenho excesso de peso?

Para saber se está obeso ou tem excesso de peso deve utilizar o índice de massa corporal, que não é mais do que a proporção de gordura em relação ao peso total.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...