O ioga está na moda. Há cada vez mais pessoas se juntam a esta actividade que nos ajuda a encontrar o equilíbrio entre a mente, o corpo e o espírito. No entanto, são muitas as pessoas que se iniciam no ioga sem saberem que existem diferentes tipos de ioga, tendo em conta os benefícios e as necessidades do nosso corpo.
Apesar das diferenças, todas as linhas seguem as oito orientações que caracterizam os ensinamentos e acabam se transformando em um modo de vida:
- Yamas viver seguindo um padrão ético de vida
- Nyama autodisciplina
- Ásanas posturas físicas
- Pranayamas – controle da respiração
- Pratyahara – observação consciente, sem envolvimento dos sentidos
- Dharana estado de concentração
- Dhyana – meditação
- Samady a consciência plena, a libertação final
Se também você está a pensar em desfrutar dos muitos benefícios desta prática, então não perca o nosso artigo de hoje. Vamos conhecer alguns tipos de ioga que existem e explicar como o poderão ajudar cada um deles. Encontre o que mais de adequa a si.
Para alunos com experiência e principiantes
- O hata-ioga (Hatha Yoga – em sânscrito: हठयोग haṭhayoga) baseia-se na parte mais física, ou seja, nas posturas e no relaxamento corporal. Se padece das consequências de uma velha lesão, este tipo de ioga pode ser muito benéfico para si. Informe-se!
- Iyengar ioga é um estilo de ioga que tem muito bons resultados também na correcção das posturas utilizando diferentes objectos. O problema é que exige muita concentração e alguma disciplina.
- Kundalini ioga é o mais fácil de todos, já que não tem demasiada exigência física da nossa parte. Neste tipo de ioga os movimentos são lentos e algumas posturas estáticas. Se se considera uma pessoa tranquila ou quer algo mais relaxante, tem aqui o seu estilo de ioga!
- Ashtanga, pelo contrário, é um tipo de ioga que se baseia nas proibições as abstinências, tais como controlar a respiração e a postura, favorecendo a concentração e a meditação. Se é uma pessoa exigente e tem grande capacidade de autocontrolo, este é o tipo de ioga ideal para si.
E você, que outros tipos de ioga conhece e que recomende?