Rica Saude

Para Que Serve a Equinácea? 6 Propriedades e Benefícios

equináceaÉ frequente encontrarmos na natureza alguns remédios verdadeiramente eficazes no tratamento de todo o tipo de problemas de saúde. Por exemplo, a equinácea é uma planta relativamente pouco conhecida na Europa, mas os seus benefícios para a saúde são conhecidos há muitos anos em outras regiões do mundo.

Para conhecer as principais características da equinácea e saber para que serve, vamos neste artigo descobrir o que é a equinácea, quais são as suas propriedades e benefícios e como deve ser tomada. Vamos ainda conhecer quais são os possíveis efeitos secundários do consumo desta planta e quais são as suas principais contra-indicações.

 

O que é a equinácea?

A equinácea é uma planta do tipo perene, da família das asteráceas, cuja altura pode chegar até aos 45 centímetros. As flores desta espécie costumam ser de cor púrpura ou roxa e a sua cabeça é grande, em forma de cone e de cor vermelha escura.

Esta planta, originária da América do Norte, foi introduzida na Europa no primeiro terço do século XX. Actualmente existem vastos cultivos de equinácea, principalmente na região central do continente norte-americano, México e Europa Central.

Mas para além ser um remédio medicinal tradicional muito apreciado, a equinácea é valorizada ainda pela sua beleza, sendo plantada um pouco por todo o mundo em muitos jardins e plantações.

 

História do uso desta planta

A equinácea foi utilizada durante milénios pelos primeiros povoadores da América do Norte para curar tanto feridas de guerra como as provocadas por animais selvagens (serpentes, ursos e outros predadores). Também se utilizou amplamente para curar todo o tipo de infecções por bactérias e outras causas.

Ao longo dos séculos, a equinácea foi um dos remédios naturais mais utilizados para tratar também problemas diversos no organismo, para além de feridas e infecções. Mas foi apenas com a chegada dos europeus ao continente americano que o seu uso se estendeu até ao “Velho Mundo”.

Com a progressiva invasão do Oeste americano, os europeus descobriram os imensos benefícios da equinácea, tendo incorporado esta planta na medicina ocidental a partir de meados do século XIX, principalmente no tratamento de doenças graves de transmissão sexual.

 

Como tomar e contra-indicações

A equinácea, tal como todas as plantas medicinais, pode ser tomada em chás de muitas formas, como por exemplo em forma de comprimidos, cápsulas, extractos da planta, cremes e outros produtos farmacológicos de todo o tipo.

Tal como acontece na maioria das plantas medicinais, o seu consumo dever ser prescrito por um médico ou profissional de saúde, tendo em conta as características da pessoa que vai receber o tratamento. É recomendável não prolongar o tratamento com equinácea por mais de 2 meses.

Apesar de ser considerada um remédio quase milagroso, existe uma série de contra-indicações relacionadas com o uso da equinácea. As principais são no caso de mulheres grávidas ou que estão a amamentar, pessoas com doenças hepáticas ou com possíveis reacções alérgicas.

Para que serve? Propriedades e benefícios

São atribuídas muitas propriedades benéficas para a saúde do organismo humano pelo consumo da equinácea. Assim, muitas pessoas consideram que o consumo de esta planta medicinal pode servir para tratar grande quantidade de problemas. Vamos ver quais já de seguida.

 

Protege o sistema imunitário

Um dos principais benefícios do consumo de equinácea é a potenciação e preservação do sistema imunitário, efeito que ajuda a curar resfriados e processos gripais de qualquer índole.

A melhoria do sistema imunitário característica do consumo de equinácea também pode ser aplicada como revitalizante e remédio para aumentar a energia, baixar a febre e como remédio para acelerar os processos de cicatrização.

 

Previne doenças

O consumo de equinácea pode servir para prevenir o aparecimento ou no tratamento de determinadas doenças.

São exemplo as doenças da pele, determinadas doenças de transmissão sexual e alguns tipos de cancro.

 

Cura infecções

Se tomar equinácea de forma habitual então também pode ajudar a tratar ou prevenir o aparecimento de qualquer tipo de infecção. Alguns exemplos são as infecções no sistema respiratório, no sistema urinário, infecções derivadas de possíveis cortes ou lesões, infecções nas gengivas, amigdalite, infecções no ouvido, infecções genitais e herpes, entre outras.

 

Protege o aparelho digestivo

Pode ajudar a digestão, proteger o aparelho digestivo das pessoas com sensibilidade, prevenindo o aparecimento de acidez ou ardor estomacal, ou então estimulando o apetite para proteger o estômago através da secreção de sucos gástricos naturais.

 

Efeito anti-inflamatório

O uso de equinácea é indicado em casos de golpes, feridas e traumatismos, principalmente para reduzir a inflamação dos mesmos.

De igual forma, recomenda-se o consumo de equinácea para aliviar os sintomas da tendinite e bursite.

 

Outros benefícios da equinácea

Existem outros benefícios do consumo habitual desta planta, entre os quais podemos encontrar a melhoria da circulação sanguínea, o tratamento de picadas de mosquito, hemorróidas, acne, chagas, catarro e enxaquecas.

Para além disso, ajuda a fazer uma purificação geral do organismo devido ao seu efeito antioxidante.

 

Referências bibliográficas:

Barnes J.; Anderson L.; A.; Gibbons S.; Phillipson J.; D. (2005). Echinacea species (Echinacea angustifolia (DC.) Hell., Echinacea pallida (Nutt.) Nutt., Echinacea purpurea (L.) Moench): a review of their chemistry, pharmacology and clinical properties. J Pharm Pharmacol. 57 (8): 929–54.

Exit mobile version