Engordar de forma saudável

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

engordar de forma saudável

Existe algum segredo para engordar de forma saudável? Muitas pessoas também estão descontentes com o que vêm no espelho em frente e querem ganhar mais peso.

Os humanos são seres complexos psicologicamente. Os brancos querem ser morenos, os altos mais baixos, os de cabelos encaracolados querem cabelos lisos e vice-versa. Exemplo dessa mudança de imagem é o culto do corpo magro que está na ordem do dia, mas por outro lado, existem pessoas que tentam os possíveis e impossíveis para tentar ganhar algum peso.

Certamente, o mais normal é relacionar os regimes alimentares com a perda de peso, o que não está totalmente correcto. Quando uma pessoa se submete a uma dieta, o ideal é redimensionar os seus hábitos de alimentação, para assim poder fornecer ao organismo os nutrientes que necessários nas devidas proporções. Mas, e de uma forma geral, esta classe de programas alimentares é entendida como uma batalha quimérica enfrentada pelos que engordam com o simples acto de respirar.

No entanto, existe o reverso da moeda. Aquelas pessoas invejáveis que podem comer qualquer quantidade de doces e/ou alimentos deliciosamente gordos, sem engordar uma única grama.

Como em tudo, muitas destas pessoas também estão descontentes com o que vêm no espelho e enfrentam então a árdua tarefa (para elas) de ganhar mais uns quilinhos.

Não obstante, o assunto é mais complexo do que parece. Todas estas ânsias de querer ganhar ou perder peso são originadas segundo inumeráveis estudos, por erróneos ideais de beleza ou tentativas de aceitação pela sociedade e pela actual educação. Por isso, mais do que por uma necessidade de ter uma alimentação equilibrada, antes de se iniciar uma dieta, seja para engordar ou para emagrecer, é importante que a pessoa enfrente as suas limitações genéticas e conte com uma auto-estima capaz de se aceitarem a si mesmas, para não tornar este processo em algo tortuoso que conduza a problemas de saúde.

Carol Grace Ginter, representante de Município Libertador no concurso de Miss Venezuela 1996, é uma dessas pessoas que comem e comem sem ganhar peso. A diferença em relação às outras concorrentes, que invejavam o seu metabolismo, era que Carol não tinha que se preocupar em perder peso, mas sim em ganhar peso. “Por vezes as pessoas acreditam que isto é uma vantagem, mas o que não sabem é que ser tão magra deprime tanto como ser gorda. Imagino que as gordinhas devem ficar chateadas com as roupas que lhes ficam apertadas ou que nem as conseguem vestir, porque eu fico frustrada que tudo me fique largo”.

No entanto, a ex-candidata do Município Libertador tirou proveito da sua condição nas passereles e com os numerosos contratos publicitários que lhe foram oferecidos, embora nunca tenha deixado de lutar contra a sua herança genética, tentando sempre engordar.

 

Engordar equilibradamente

Engordar de forma equilibrada não quer dizer que se tenha carta branca para sentar em frente a uma mesa cheia de sobremesas e alimentos ricos em gorduras ou hidratos de carbono. O segredo para engordar de forma saudável está em incluir na dieta diária, cada um dos grupos de alimentos. Uma dieta ideal deve incluir algo do grupo do leite, frutas, hortaliças, proteínas do grupo das carnes e obviamente cereais. Igualmente, não se podem colocar de lado as gorduras, que também são importantes numa alimentação equilibrada, mas claro, sempre controlando o seu consumo.

A alquimia entre estes grupos alimentares é que vai proporcionar os nutrientes necessários para que o organismo tenha um bom metabolismo e um adequado funcionamento corporal.

Existem pessoas que engordam de forma desproporcional, algumas engordam na cara, nos braços ou nos quadris.

 

Existem algum segredo para engordar de forma saudável?

Depende muito da consistência e da parte genética de cada um. Nesses casos avalia-se a pessoa, quais os seus hábitos alimentares e qual a forma de os reorganizar. Também são pesadas, medidas, um pouco para ver quais são as suas reservas de gordura e proteínas, e com base nisso calcular o seu peso ideal e as suas necessidades calóricas. Mas quando se deseja engordar proporcionalmente há que combinar a dieta com o exercício físico.

Em relação a este ponto, deve-se juntar à dieta para engordar uma rotina de exercícios, que vão fazer perder gordura mas irão também permitir aumentar proporcionalmente a massa muscular.

loading...

2 Comentários

  1. António Martins
  2. patrick hernani

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...