Rica Saude

Enganos da Indústria Alimentar

Enganos da Indústria Alimentar
Se quer saber quais são os truques e enganos da indústria alimentar, então está a ver o artigo certo.
A indústria dos alimentos industriais é baseada na adição de açúcares, amidos e óleos para conservar e baixar o preço dos alimentos. Na indústria alimentar é utilizado aquilo que se chama ”Clean Label” que faz referência a uma etiqueta limpa porque os fabricantes se deram conta que os consumidores não gostavam de ver nomes de químicos na lista dos ingredientes. Estes nomes são conhecidos na indústria alimentar como contaminadores de etiquetas e decidiram substitui-los por outros mais fáceis de ler. Desta forma, devemos substituir a designação de:
  • Concentrado de… por corantes
  • Bebida com sabor a fruta natural por conservantes
  • Produto magro para esconder uma grande quantidade de açúcar
Para que não se deixe enganar pelas etiquetas, vamos hoje conhecer algumas delas.

Baixo teor de gordura

Hoje em dia podemos encontrar nos supermercados um monte enorme de produtos com esta etiqueta que “inocentemente” nos estão a vender como comida saudável quando a realidade é bem diferente.
Os alimentos aos quais é eliminada a gordura ficam duros e perdem o sabor original. A indústria alimentar resolveu este problema adicionando açúcares, adoçantes outros produtos químicos artificiais.
Da próxima vez que for ao supermercado desconfie destas etiquetas que pretendem vender-lhe “gato por lebre” retirando a gordura e juntando açúcar.

Gorduras trans

A maioria dos produtos processados tem uma etiqueta que diz que estão livres de gorduras trans, mas isto não é realmente assim porque um produto que contenha menos de 0,5 gramas de gordura trans por dose, o fabricante pode colocar na etiqueta que está livre de gorduras trans.
Se na etiqueta aparecer a palavra hidrogenado então desconfie porque tem gorduras trans.

Grãos integrais

Nos últimos anos disseram-nos que os grãos integrais são benéficos para a saúde, mas o engano da indústria alimentar está no facto que a maioria dos produtos que consumimos são feitos com farinhas muito refinadas.
Lembre-se que um alimento processado não é mais saudável por ter uma pequena quantidade de grãos integrais.

Sem açúcar

Este é outro dos grandes enganos da indústria alimentar. Como juntam uma grande quantidade de açúcar aos alimentos processados para os tornar mais apetecíveis, escondem o açúcar na etiqueta substituindo-o por:
  • Xarope de  milho rico em frutose
  • Lactose
  • Glucose
  • Suco de cana evaporado
  • Maltose
  • Sacarose
Todos estes nomes escondem a palavra açúcar.
O melhor para não se deixar enganar é que evite os alimentos processados e cozinhe alimentos frescos em casa. Desta forma ganhará em termos de saúde e evitará ter que ler uma longa lista de ingredientes.
Exit mobile version