Em casa, aprenda a deixar o trabalho de lado

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

stresseNa vida moderna, cada vez mais atribulada e irrequieta, em que existem dias que parece que nunca mais acabam e o stress é constante, a nossa saúde física e mental depende da forma como lidamos com estes problemas. A nossa casa tem que ser um ponto de descanso, um local seguro onde possamos deixar o trabalho de lado e recuperar energia. Existem fontes de stress que com algumas estratégias podem ser eliminadas, minimizadas ou controladas. Vamos explorar algumas formas de conseguir deixar o trabalho de lado quando chegamos a casa.

O que lhe está a causar stress?

A primeira coisa a fazer para lidar com qualquer problema é identificar a sua fonte. É o seu trabalho que lhe dá dores de cabeça? A relação com colegas ou uma relação amorosa? Podem ser várias coisas, mas o certo é que poucas vezes paramos simplesmente para pensar. Gaste 10 ou 15 minutos por dia a pensar na fonte do seu stress e como pode deixar problemas relacionados com o trabalho fora da sua mente quando está em casa.

Não faça mais do que tem que fazer

Existe um ditado americano que diz que “os bonzinhos ficam em último” e isto pode aplicar-se à forma como encara o seu emprego. Obviamente não estamos a aconselhar que seja antipática ou não-cooperativa no seu trabalho, mas muitas pessoas tentam fazer demasiado, mesmo a que a isso não sejam obrigadas. Organizar eventos no emprego, fazer o trabalho de um colega, facilitar em realizar horas extra, etc. são tudo acções que lhe podem trazer benefícios no emprego, mas será que consegue deixar esse trabalho fora de casa ou ele fica na sua mente e aumenta o seu cansaço? Pese bem os prós e contras.

É impossível controlar tudo o que nos rodeia

É uma verdade universal, mas por vezes parecemos esquecer-nos que não podemos controlar tudo, e quando surge um problema relacionado com trabalho ou de natureza doméstica ou relacional, deve analisar se este está sob o seu controlo directo. Se a sua resolução estiver fora do seu alcance, tente entreter-se com um livro, televisão, saída com uma amiga… qualquer coisa que a distraia de problemas que não têm solução imediata. Não vale a pena sofrer por antecipação.

Evite as pessoas difíceis no trabalho

Todas nós temos colegas mais problemáticos, que podem causa um ambiente negativo e que fomentam discussões e outros problemas no trabalho. Mesmo que a sua personalidade seja de confronto, lembre-se que não vale a pena envolver-se com estas pessoas. Dê-se com elas o menos possível. Isto porque por muito que as queiramos esquecer quando chegamos a casa, este é um elemento do trabalho difícil de colocar de lado.

Ponha a sua família a trabalhar

Também o trabalho doméstico pode ser deixado de lado quando estamos em casa, apesar de soar paradoxal. Se acha que está a trabalhar demais em casa, delegue parte do trabalho para o seu marido e filhos. Eles contribuem mais e você deixa de lado parte do trabalho.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...