Eletrocardiograma

Eletrocardiograma – ECG

EletrocardiogramaUm eletrocardiograma (também conhecido como um ECG) é um exame simples e indolor que mede a atividade elétrica do coração. Cada batimento cardíaco é desencadeada por um sinal elétrico que começa no topo do coração e vai para o fundo. Problemas cardíacos, muitas vezes afetam a atividade elétrica do coração. O médico pode recomendar um eletrocardiograma, quando se tem sintomas ou sinais que possam sugerir um problema cardíaco, incluindo:

  • Dor no peito
  • Dificuldade para respirar
  • Densação de cansaço ou fraqueza
  • Palpitações, ou a sensação de que o coração está bater de forma desigual
  • Detecção de sons incomuns quando o médico escuta o coração
Um eletrocardiograma vai ajudar o médico a determinar a causa dos sintomas e sinais e que tipo de tratamento pode ser necessário.
Pessoas com 50 anos ou mais, ou tem um histórico familiar de doença cardíaca, o médico pode solicitar um eletrocardiograma para procurar sinais iniciais de doenças cardíacas.
Um eletrocardiograma é rápido, indolor e inofensivo. Um técnico coloca entre 12-15 eléctrodos com um gel no peito, braços e pernas. O técnico pode ter que raspar pequenas áreas para garantir que os eléctrodos aderiram bem à pele. Estes eléctrodos são ligados a condutores eléctricos (fios), os quais são, então, ligados ao aparelho de ECG.
Durante o exame, o paciente terá que ficar deitado imóvel sem falar sobre uma maca, enquanto a máquina regista a atividade elétrica do coração e coloca a informação num gráfico.
Após o procedimento, os eléctrodos são removidos e descartados.
Todo o processo leva cerca de 10 minutos.

Tabela de Conteúdos

Eletrocardiogramas especializados

Um eletrocardiograma regista uma imagem da atividade elétrica do coração para o tempo que se está a ser monitorizado. No entanto, alguns problemas cardíacos vêm e vão. Nestes casos, o paciente pode precisar de mais tempo no exame ou um acompanhamento mais especializado.

Teste de stress

Alguns problemas cardíacos só aparecem durante o exercício. Durante os testes de stress, os pacientes ficam ligados a um eletrocardiograma, enquanto estão a realizar o exercício, normalmente uma bicicleta estacionária ou passadeira.

Holter

Também conhecido como um ECG ambulatório ou monitor de ECG, o monitor Holter regista a atividade do coração durante um período de 24 a 48 horas, enquanto se mantém em atividade durante o dia e noite para ajudar o médico a identificar a causa dos sintomas. Eletrodos conectados no peito gravam a informação num monitor portátil, monitor este operado por uma bateria que se pode carregar no bolso, no cinto, ou numa alça de ombro.
2

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.