Estes são os efeitos da marijuana sobre o nosso organismo

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

efeitos da cannabis

Por vezes ouvimos dizer que a marijuana não é tão prejudicial para a saúde como o tabaco ou o álcool. E, segundo algumas investigações, parece que assim é. Em qualquer dos casos, a verdade é que a maioria de nós não sabe quais são os efeitos concretos da marijuana no nosso organismo e como esses efeitos podem nos afectar. Por essa razão, vamos hoje ver quais são os efeitos da marijuana sobre o nosso corpo.

 

Afecta o sono

A marijuana pode alterar o nosso ciclo de sono, afectando especialmente a fase de sono REM. Fumar marijuana antes de ir dormir reduz o tempo de duração da nossa fase REM, de acordo com vários estudos. Uma das consequências deste facto é que as pessoas que fumam marijuana têm menos sonhos do que as pessoas que não consomem.

 

Aumenta a frequência cardíaca

Segundo alguns estudos, o ritmo cardíaco quando se consume marijuana pode aumentar entre 20 e 50 pulsações por minuto e esta subida pode durar horas. Isto pode ser devido ao aumento da pressão sanguínea. Este facto pode ser problemático, especialmente para pessoas com riscos cardíacos.

 

Perda de capacidades cognitivas

Segundo alguns estudos, o consumo de marijuana, especialmente quando iniciado durante a adolescência, pode influenciar na perda de capacidades cognitivas. E o problema maior é que essa perda de capacidades cognitivas não é recuperável mesmo que se deixe de fumar.

Apesar de nem todas as investigações estarem de acordo com estes dados, há que reflectir sobre o consumo de marijuana pois este não é inócuo para a saúde.

efeitos da marijuana

Problemas respiratórios

O consumo de marijuana pode afectar os pulmões tal como acontece com o consumo de tabaco. Para além disso, há ainda que ter em conta que há pessoas a consumir marijuana misturada com tabaco, pelo que ambos os efeitos se unem.

Em qualquer dos casos, segundo algumas investigações, a marijuana irrita os pulmões, podendo mesmo provocar tosse frequente, catarro ou doenças respiratórias.

 

Prejudica o sistema imunitário

Alguns estudos sugerem que uma das substâncias presentes na composição da marijuana pode afectar o nosso sistema imunitário, tornando-nos mais vulneráveis a algumas doenças, incluindo alguns tipos de tumores.

Embora haja investigações que garantem que, por exemplo, o álcool é mais prejudicial para o nosso cérebro do que a marijuana, isto não quer dizer que a marijuana não seja prejudicial para o nosso organismo.

Como vemos, esta droga, embora seja considerada uma das mais leves, também pode prejudicar seriamente a nossa saúde. Apesar de tudo, ainda há muito caminho a percorrer e muita investigação a fazer para conhecer melhor os possíveis efeitos, tanto prejudiciais, como benéficos, da marijuana no nosso corpo.

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.