Muitas pessoas gostariam de perder o medo de voar e ficam com uma sensação de pânico apenas por pensarem nisso.
Tabela de Conteúdos
É normal ter medo de voar?
O medo de voar é muito frequente na população adulta, não devendo ser tratado como algo “normal” ou aceitável, uma vez que como todos os medos, o “medo de voar” tem uma componente irracional a que se junta normalmente um estado de ansiedade patológica.
Quando assim é o mais provável é que se evite voar de avião, sofrendo-se imenso quando isso é inevitável pois as pessoas associam o voo a um estado de ansiedade incontrolável.
Causas mais habituais
O medo de voar tem a sua origem em pensamentos irracionais que nos perseguem, preocupam e se tornam uma obsessão, normalmente relacionados com os acidentes aéreos, que embora sejam menos frequentes do que nos outros meios de transporte, têm mais impacto na opinião pública e nos meios de comunicação social.
Outra causa que gera este medo e sofrimento para voar é a sensação de “falta de controlo” perante um meio de transporte que anula as possibilidades de escapar ou salvar a vida quando ocorre um acidente.
Como podemos enfrentar esse pânico?
A psicologia ensina-nos várias técnicas que podem ajudar a perder o medo de voar e a ansiedade que provoca.
Uma delas é a reestruturação cognitiva que consiste em criar alternativas de pensamento mais racionais, lógicas, mais prováveis segundo a experiencia dos voos, e pensamentos mais positivos e mais reais que ajudem a enfrentar e a não a evitar os voos.
Por outro lado, para controlar a ansiedade será conveniente aprender a relaxar, a utilizar técnicas de autocontrolo e relaxamento, para que a ansiedade não tome conta de nós e nos bloqueie.
A hipnose pode ajudar?
Outra técnica que tem apresentado bons resultados na superação do medo de voar é a hipnose.
A hipnose pretende que a pessoa aprenda a gerar um estado de transe, de autocontrolo emocional e mental, dirigido à recreação de sensações tanto físicas como mentais, positivas e geradoras de bem-estar, para serem colocadas em prática quando se vai voar de avião.
O mais adequado é fazer uma combinação de todas as técnicas psicológicas.
Outros conselhos
Em qualquer dos casos e a título de conselho genérico e válido para qualquer tipo de medo, será conveniente aproximar-se lentamente da situação temida, até que se consiga, juntamente com as técnicas e estratégias psicológicas aprendidas, superar a mesma.
Evitar nunca é a solução, pois isso faz crescer ainda mais o medo de voar, aumentando a sensação de “falta de controlo sobre o mal-estar” e tornando cada vez mais difícil a superação deste problema.