relogio interno

É possível reiniciar o relógio biológico?

relogio internoAs pessoas que trabalham por turnos ou que por motivos profissionais têm de viajar regularmente e sofrem com as consequências do famoso jet lag sabem perfeitamente o que é o relógio biológico.

Por outras palavras, o relógio interno é o que marca o nosso ritmo de vida tendo em conta o momento do dia em que nos encontramos, ou seja, a luz solar. É o relógio interno do nosso cérebro que determina quando chegou o momento de nos levantarmos da cama, de tomar o pequeno-almoço, etc. O problema acontece quando o nosso relógio biológico se desajusta. Será que é possível carregar num botão de reset, e simplesmente reiniciá-lo? Segundo os especialistas da Universidade de Quioto, a resposta é sim. É mesmo possível fazer isso.

 

A cura do jet lag

Os investigadores da Universidade de Quioto demonstraram que é possível mudar o relógio biológico para uma nova zona horária em apenas um dia. Esta é indubitavelmente uma grande notícia, não só para as pessoas que têm de trabalhar por turnos rotativos ou durante a noite, como também para quem sofre as consequências do jet lag.

Segundo estes cientistas, existe um relógio mestre no nosso cérebro, que tem a seu cargo manter a sintonia com resto do corpo, enviando uma mensagem de quando é chegado o momento de dormir ou para nos levantarmos.

 

Como adaptar este relógio interno

Neste sentido, as alterações que ocorrem no nosso organismo são marcadas por diferentes padrões como a interrupção do sono ou a sensação de fome. Padrões que são determinados pelas horas de luz solar que estão em sintonia com o nosso relógio biológico interno. Ou seja, o nosso relógio interno utiliza a luz solar para não perder a noção do tempo.

No entanto, a descoberta dos investigadores de Quioto permite conseguir ter um relógio biológico mais flexível. A chave está num grupo de 10.000 células do cérebro, que estão encarregues de manter sob controlo o tempo. Desta forma, ao interferir nos receptores destas células cerebrais, é possível adaptar o relógio biológico.

Apesar de promissora, esta é uma descoberta que ainda está apenas a começar a ser investigada. Será que irá ainda ser possível controlar os problemas relacionados com o jet lag, trabalhos por turnos ou durante a noite? Seria uma excelente notícia para muitas pessoas…

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.