Rica Saude

Conselhos para dormir melhor e ter um sono de qualidade

dormir melhorAs insónias não são o único distúrbio do sono que podemos conhecer de forma mais próxima: muitas vezes podemos conciliar as horas de sono mas não descansamos o tempo necessário ou que nos faz falta, e acordamos ainda mais cansados do que quando nos deitámos.

Para velar por um sono de qualidade e dormir melhor basta seguir alguns conselhos simples.

Conselhos infalíveis para dormir melhor e ter um sono de qualidade

  1. Não leve para a cama o smartphone, o tablet ou o portátil. Evitar este tipo de estímulos é crucial para um sono de qualidade e dormir melhor.
  2. Luz-Obscuridade. Deve-se evitar a claridade em excesso, e ter o quarto com pouca luz ou completamente escuro. A luz é um sinal de activação para o corpo.
  3. Temperatura. A temperatura mais recomendada é 21ºC.
  4. Banhos ou duches quentes, saunas, etc. Este ponto vem no seguimento do anterior, a temperatura alta avisa-nos de que é hora de dormir. Quando chega esse momento, a temperatura corporal aumenta para baixar durante a noite.
  5. Música. Chill out ou qualquer outra que ajude a relaxar.
  6. Antes de dormir não se deve trabalhar, estudar ou fazer alguma actividade que possa causar qualquer stress. Pelo menos uma hora antes de ir dormir deve-se terminar este tipo de actividades.
  7. Nada de olhar para écrans antes de dormir. Estímulos deste tipo despertam-nos e não deixam descansar.
  8. Ler sim, mas apenas em papel e que não seja nada estimulante. Algo que seja neutro ou relaxante.
  9. Cuidado com o jantar. Que deve ser ligeiro. Os alimentos não devem ser pesados, nem estimulantes: café, chá, álcool, etc. Alguns devem mesmo ser totalmente evitados.
  10. Hábitos e rotinas: rituais. Respeitá-los é velar sempre por um bom descanso.
  11. Usar meias. Apesar de não serem especialmente queridas neste tipo de contexto (a cama), parece que desempenham bem a função de reguladoras da temperatura corporal.
  12. Evitar líquidos. Antes de ir dormir, será melhor evitá-los. Isto faz com que se levante mais vezes e desperte mais facilmente.
  13. Antes de dormir: ir à casa de banho e fazer o que for preciso. Assim evita-se termos de nos levantar durante e noite e despertar do sono.
  14. Não é por ter um despertador com som mais desagradável se desperta antes. Evite os sons desagradáveis e opte por outros mais neutros.

Siga estes conselhos para dormir melhor e verá a diferença rapidamente. E você, quais são os seus truques para dormir melhor e ter um sono de qualidade?

Exit mobile version