dores na coluna

Dores na coluna – Causas e tratamento

As dores na coluna são um dos problemas mais frequentes nos dias de hoje, não só em pessoas de idade, como também em pessoas mais jovens. Ainda que o termo seja generalizado, a verdade é que o mesmo, não só se refere a dores provenientes do osso da coluna, como também dos músculos e articulações situados ao longo das costas. A dor, geralmente, poderá sentir-se a partir do pescoço, e estender-se pelos braços, coluna superior, região lombar e, muitas vezes, até mesmo pernas. A intensidade poderá variar imenso consoante a origem do problemas, mas quase sempre é uma sensação desagradável que contribui para dificultar o dia-a-dia de quem dela sofre.

dores na colunaAinda que as dores na coluna possam estar associadas a problemas mais sérios, tal nem sempre é sinal para a alarme, na medida em que, na maioria das vezes, é benigna e não progressiva, estando, geralmente, associadas à acumulação de stress, má postura corporal, défices nutricionais ou pequenas lesões ósseas e musculares, muitas vezes provenientes da prática de exercício físico. Com a idade, o problema pode tornar-se mais grave e assumir uma natureza crónica, durando, em certos casos, para o resto da vida. Antes de tomar medidas relativas ao tratamento do problema, é importante que consulte um médico de modo a que a causa da situação possa ser eficazmente identificada.

Estima-se que entre 1 a 10% dos casos de problemas de coluna requeira cirurgia. Ainda que sejam vários os tratamentos existentes, a verdade é que, muitos são aqueles que nunca chegam a ficar totalmente tratados. Nos restantes casos, medicação apropriada, fisioterapia e exercício físico regular poderá revelar-se como o necessário para combater eficazmente o problema. Para que as probabilidades de recuperação sejam maiores, aconselha-se que, após os primeiros sintomas, se apresse a consultar um especialista. Só assim será possível prevenir o desenvolvimento de situações mais graves de dores na coluna.

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.