Já teve alguma vez dor no estômago? Este tipo de problema é bastante frequente, embora na maioria dos casos não exista qualquer razão para preocupação. Apesar de tudo, com a saúde não se brinca, e caso tenha a menor duvida, não há ninguém melhor para o aconselhar do que o seu médico.
As dores estomacais podem ter diferentes causas, e ser muito diferentes entre si. Por essa razão, no artigo de hoje vamos tentar resolver algumas das dúvidas sobre este problema tão comum.
Tabela de Conteúdos
Diferentes tipos de dor
Este tipo de problemas divide-se em diferentes categorias em função da intensidade e dos sintomas. Neste sentido, falamos de dor generalizada quando se estende a todo o abdómen. As origens podem ser desde um vírus, até uma má digestão ou mesmo gases.
A dor de estômago pode ser causada por toxinas, infecção, doença do trato biliar, doença hepática, doença renal, infecção urinária, menstruação, ovulação, doença do sistema geniturinário masculino e feminino, problemas vasculares, neoplasias, úlceras, perfurações, doença pancreática, hérnias, trauma e doenças metabólicas. A relação é tão extensa que seria impossível nomear todas as doenças de cada um dos grupos acima.
Dor no estômago
A dor localizada numa determinada zona do estômago poderá ser um sintoma de problemas noutro órgão do corpo, como por exemplo o apêndice. Assim, se as dores não passam e são cada vez mais intensas, deverá consultar um médico o mais rápido possível.
Outro tipo de problema estomacal são as cólicas que surgem de forma repentina, e que costumam ser uma dor intensa. É o caso da gastrite que pode provocar náuseas, vómitos, inchaço…
Diferentes culpados
Como referimos anteriormente, todas estes problemas podem ter diferentes culpados, como por exemplo prisão de ventre, alergias, intoxicação alimentar, vírus, azia, úlceras, cólicas menstruais no caso das mulheres, stress, etc.
Cuidados básicos
Na parte que se refere ao tratamento, os cuidados irão depender de cada problema específico. No entanto, os médicos costumam recomendar que se beba muita água, e que não se comam alimentos sólidos ácidos, citrinos, com gordura, cafeína, álcool, nem tão pouco alimentos que provoquem gases.
Os melhores aliados para tratar a dor de estômago são a água, a fruta, as verduras e as fibras.