dor nas articulações dos joelhos

Que medicamentos pode tomar para a dor nas articulações dos joelhos?

dor nas articulações dos joelhosO joelho é a articulação que suporta mais esforço durante toda a vida pois suporta a maior parte do peso do seu corpo na posição de pé e está sujeito a enormes tensões quando salta, corre ou pratica quaisquer outras actividades.

O joelho é uma articulação complexa formada pela extremidade distal do fémur e proximal da tíbia (articulação femorotibial) e do fémur com a rótula (articulação patelo-femoral). Possui também ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos, que estabilizam o joelho, amortecendo o impacto sobre as cartilagens.

O fémur e a tíbia formam o corpo principal da articulação, enquanto a rótula actua como uma polia e serve de inserção ao tendão do músculo quadríceps e ao tendão rotuliano cuja função é transmitir a força gerada quando o quadríceps se contrai.

O seu joelho suporta uma carga de trabalho considerável ao longo da vida, sendo propenso a vários tipos diferentes de lesões e doenças que afectam as articulações e que dão origem a dores que necessitam de medicamentos para as aliviar.

No entanto, a decisão sobre quais são os medicamentos indicados a para aliviar a dor na articulação dos joelhos depende da causa subjacente.

Está actualmente disponível uma ampla variedade de medicamentos de venda livre ou com receita que podem ajudar a lidar com a dor.

Vamos então falar sobre os medicamentos mais usados segundo o tipo de causa de dor na articulação dos joelhos.

 

Dores por artrite

A artrite é literalmente a inflamação das articulações e é uma das causas mais comuns para o aparecimento de dor nas articulações dos joelhos.

Poderá ser receitado acetaminofeno (paracetamol DCI) ou medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINE) para tratar a dor nas articulações dos joelhos gerada por um quadro de artrite.

O acetaminofeno não trata a inflamação causada pela artrite, mas pode ajudar com a dor.

Outros medicamentos como o Advil ou Motrin aliviam a dor ao reduzir a própria inflamação.

As versões mais fortes estão também disponíveis mediante receita médica.

Os analgésicos fortes como a codeína também podem aliviar a dor, mas podem criar dependência.

tramadol é um medicamento analgésico com receita que reduz a inflamação e ajuda a tratar a dor mas sem os efeitos secundários dos AINE.

As injecções de cortisona também são eficientes, uma vez que adormecem a zona dorida, mas muitas podem danificar a articulação do joelho e o seu médico pode limitar o seu uso.

 

Dores provocadas por bursite

A bursite é a inflamação dos sacos de líquido que amortecem o joelho e reduzem a fricção próxima das articulações. Este problema pode causar muita dor e reduzir a capacidade para mover a articulação com normalidade.

Tome antibióticos se a sua dor no joelho for resultado de um caso de infecção induzida por bursite.

O seu médico deverá prescrever a medicação adequada em função do seu estado e historial clinico.

A bursite não associada com a infecção pode requerer injecções de corticosteróides na bursa para reduzir a inflamação.

A dor e o inchaço podem continuar por um curto período de tempo após as injecções.

O tratamento não farmacológico pode incluir a drenagem do fluido do joelho para aliviar a dor.

 

Dor por problemas nos tendões e ligamentos

A tendinite no joelho ou tendinite patelar, também conhecida como joelho de saltador, afecta frequentemente os atletas que colocam muita tensão sobre os joelhos.

Os jogadores de basquetebol e voleibol são “clientes” (pacientes) comuns deste problema.

Não espere que o uso de AINE funcione sempre para aliviar a dor associada a esta condição.

A tendinite patelar muitas vezes não tem inflamação, pelo que o uso destas drogas não vai ajudar.

As injecções de cortisona podem aliviar a dor, mas uma vez que estão associadas com o enfraquecimento da zona da articulação (e à sua volta), devem ser tomadas com cautela.

Em vez de procurar medicação, siga um regime de tratamento mais conservador recomendado pelo seu médico. Isto provavelmente incluirá repouso, alongamentos e sessões de terapia física.

Outra causa de dor nas articulações dos joelhos é geralmente a lesão num dos quatro ligamentos que suportam o joelho. Este tipo de lesões nos ligamentos cruzados ou colaterais também são tratadas muitas vezes sem medicação.

O exercício de fortalecimento muscular, joelheiras, bolsas de gelo e a cirurgia são muitas vezes o único tratamento eficiente.

 

ADVERTÊNCIA: Este artigo não deve ser considerado como um equivalente a uma consulta médica profissional. Consulte sempre o seu médico perante qualquer dúvida sobre este ou qualquer outro tema relacionado com a sua saúde.

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.