A dor na cervical é um problema de saúde que afecta muitas pessoas, desde idosos até aos jovens. Esta dor deve-se ao desposicionamento de algumas vértebras que suportam o peso da cabeça. Para além da dor, há outros sintomas variados, mas os mais habituais são as náuseas, cólicas, dores de cabeça e tonturas.
As causas podem ser muitas e dependendo das mesmas, o tratamento será um ou outro. Se padece deste problema, então não perca este artigo e saiba qual é a melhor forma de tratamento para que possa estar bem novamente do ponto de vista físico.
Causas para ter dores na cervical
A principal causa para uma pessoa ter dores na cervical deve-se a uma contractura muscular que surgiu devido a uma má postura a dormir ou devido a um acidente. Essa contractura faz com que a zona do pescoço fique muito tensa. Essa tensão faz com que as vértebras se descompensem, apertando diversas artérias vertebrais que irrigam o cérebro. Dado que o sangue não chega correctamente ao cérebro, a pessoa pode ter tonturas.
Outra das causas mais comuns para ter dores na cervical pode ser devido a algum tipo de patologia que a possa padecer, como por exemplo artrite.
Como tratar a dor na cervical
Dependendo da origem, o tratamento será um ou outro totalmente diferente. No caso de ser uma contractura muscular, o melhor é massajar a zona dorida para que a vértebra possa voltar ao seu lugar de origem. O fisioterapeuta é a pessoa indicada para massagear a zona dorida e resolver este problema tão doloroso.
Se a causa se deve a algo mais patológico, como por exemplo uma artrose, o mais aconselhável é iniciar um tratamento do tipo farmacológico. Os medicamentos ajudarão a tratar a inflamação e a conseguir uma recuperação mais rápida.
Outro dos melhores tratamentos para solucionar o problema da dor na cervical consiste em fazer algum exercício específico como por exemplo ioga ou pilates. Este tipo de actividade física é muito boa para aliviar a tensão dos músculos e reduzir a inflamação na zona da contractura.
A aplicação de frio e calor também é bastante eficaz no tratamento da dor na cervical. Em primeiro lugar aplica-se frio na zona da cervical para reduzir a inflamação. Depois deve-se tomar um duche quente para tentar relaxar os diversos músculos.
Para além destes tratamentos, também há uma serie de remédios naturais que podem ajudar a recuperar deste problema. O gengibre é uma raiz que ajuda a reduzir a sensação de tontura e que pode tomar em forma de infusão. Outro tipo de infusões que também ajudam a reduzir a inflamação na cervical e a reduzir os sintomas como as tonturas ou as náuseas são as de camomila, de melissa ou de menta.
Apesar destes conselhos, se a dor na cervical ainda persistir, então deve recorrer à ajuda de um médico para que este possa avaliar o problema e tratá-lo da melhor forma possível. Em todo o caso, deve evitar levantar pesos e evitar más posturas, pois caso contrário, será provável que as cervicais se descompensem e apareça novamente a dor na cervical.
Espero ter ajudado a esclarecer as dúvidas sobre a dor na cervical e que a partir de agora possa tratar da melhor forma possível este problema tão incómodo.