A ovulação dolorosa (ou dor de ovulação) é bastante comum, e nem sempre existe uma causa ou problema grave que justifique o seu aparecimento. Se tem este problema, então aprenda mais sobre o tema neste artigo para saber o que pode fazer para minimizar a dor.
Muitas mulheres sofrem de ovulação dolorosa. Isto é uma situação normal que se pode intensificar segundo os meses, os anos e também ter diversas causas. Trata-se de uma condição médica conhecida como dor de ovulação. Com efeito, a menstruação provoca muitas mudanças e incómodos, entre as quais podemos destacar as dores de rins, de cabeça, prisão de ventre ou diarreia e dor nos ovários.
Este problema ocorre quando se dão alterações hormonais necessárias para que a mulher liberte o óvulo. É isso que causa esta dor. O problema é que a dor aparece não só durante esta altura, mas também durante todo o período menstrual. Ou seja, quando o óvulo é expulso para o exterior através da vagina.
Tabela de Conteúdos
Causas da ovulação dolorosa
Como já referimos, a principal causa é a libertação do óvulo expulso pela vagina. Todo este processo representa uma série de mudanças hormonais, entre as quais se encontra a ovulação dolorosa. Esta pode variar de intensidade, segundo os meses e não tem o mesmo nível de dor e alterações hormonais para todas as mulheres por igual.
A dor costuma ser no baixo ventre e muitas vezes apenas está localizada num único lado.
Entre as várias causas para o aparecimento de dor nos ovários, há a destacar o crescimento do folículo e a irritação nos tecidos abdominais provocada pela erosão causada pelo folículo para expulsar o óvulo, o qual liberta líquido ou sangue ao romper-se.
Há mulheres que têm esta dor de forma muito intensa. Nestas alturas nem se conseguem mexer e têm de estar em repouso ou tomar calmantes. Estes calmantes devem sempre ser recomendados pelo médico ou ginecologista para ajudar a diminuir a dor.
De uma forma geral a dor vai desaparecendo à medida que passam os dias da menstruação. Mas é uma situação que pode ser um grande incómodo e que pode manter imobilizadas determinadas mulheres que padecem deste problema de forma continuada.
Mesmo que não pareça, ter ovulação dolorosa é uma situação normal. Não está relacionada com uma patologia, mas quando acontece todos os meses, o melhor é fazer um exame no ginecologista.
Quais os sintomas da dor de ovulação?
Os sintomas são variados e aparecem em determinados momentos. Embora normalmente apareçam umas duas semanas antes da menstruação, podem prolongar-se durante todo o período e durar mais uns cinco dias.
- Dor moderada a intensa. Um dos principais sintomas é a dor na parte inferior do abdómen, muito próxima do osso da anca, e pode ser leve a moderada ou bastante intensa. Quando é leve, pode-se levar uma vida normal, mas quando sobe de intensidade, é necessário tomar calmantes para diminuir esta dor.
- Cólicas. Outro sintoma comum. Também costumam aparecer na mesma parte baixa do abdómen. É preciso serem tratadas com medicamentos por ser um quadro bastante incómodo.
Principais tratamentos e conselhos para aliviar as dores da ovulação
Quando as dores são muito fortes e prolongam-se todos os meses, o melhor é recorrer ao médico para fazer um exame e ver o que se passa. Mas para mitigar esta dor, vamos dar alguns conselhos e tratamentos.
Exercícios e alongamentos
Embora não seja uma ciência exacta, muitos especialistas recomendam fazer exercícios e alongamentos de forma continuada. Isso ajuda a reduzir as dores e o estresse, uma das causas para a ovulação ser mais dolorosa.
Aplicar compressas quentes no abdómen
Outro remédio é aplicar calor na zona do abdómen. Isto pode ser feito de várias formas, como por exemplo com compressas quentes. Isto relaxa os músculos e aumenta a circulação.
Tomar um duche quente
Novamente, o calor pode ser bom para reduzir a dor provocada pela ovulação. A água quente não só relaxa, como também liberta endorfinas, o que ajuda a reduzir a dor.
Tomar calmantes e analgésicos
Quando a dor é muito forte e nenhum remédio serve, então os analgésicos, tipo ibuprofeno ou paracetamol, ajudam a reduzir bastante a ovulação dolorosa e a fazê-la sentir-se melhor de uma forma geral.
Anticonceptivos adequados para o ciclo hormonal
Os anticonceptivos regulam a menstruação, servem para não engravidar e também para evitar menstruações complicadas e dolorosas. Mas deve ser sempre o médico a prescrever qualquer tipo de medicamento.
É normal ter ovulação dolorosa?
Sim, é algo absolutamente normal. Com efeito, muitos especialistas consideram que ter ovulação dolorosa não significa que exista uma patologia, pois é algo muito habitual e que na maioria dos casos está relacionado com a ovulação e causa pequenos incómodos pontuais.
Não obstante, dado que a dor nos ovários nem sempre tem uma relação com a ovulação, o melhor será sempre recorrer à ajuda do seu ginecologista.