Dor de ouvido – Causas e tratamento

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

dor de ouvidoSe há dor que pode causar grandes transtornos é mesmo a dor de ouvido. A dor de ouvido pode ser aguda e muito teimosa. A sensação de dor é tão dolorosa que por vezes nos obriga a fazer uma espécie de agachamento com o foco de dor repentino que dá. As causas e o tratamento que poderá fazer serão aqui hoje descritas para que possa estar mais preparado para a eventualidade de ter uma dor ou até duas, quando se tratam dos dois ouvidos, dores extremamente más que se irão prolongar com o passar do dia não o deixando fazer os seus afazeres da melhor forma, por isso, fique atento e siga as dicas.

 

Possiveis causas da dor de ouvido

As infeções que normalmente são criadas no ouvido médio são expelidas pela trompa de Eustáquio, trompa essa que está ligada do ouvido médio até à parte posterior da garganta. O líquido que aí se acumula é o que faz a infeção acontecer e poderá provocar pressão atrás do tímpano ou uma infeção em todo o ouvido.

Outras causas que poderão estar na origem na dor de ouvido poderão ser:

  • Lesão no ouvido devido a pressões;
  • Infeção do ouvido crónica;
  • Tímpano rompido ou perfurado;
  • Garganta inflamada;
  • Infeção dentária.

Nos adultos a infeção de ouvido é muito irregular de acontecer. Mas, quando este dente dor, poderá ser devido a outro tipo de irritações ou infeções não derivadas do ouvido. Este tipo de dores pode ser chamado de “dores reflexas” uma vez que não são originadas do sítio que se pensa. Já nos bebes este tipo de dores podem ser causadas com champô ou sabonete acumulado ou por um cotonete que irritou o ouvido.

 

Tratamentos para a dor de ouvido

Antes mesmo de falar dos tratamentos, falemos de simples prevenções para que este tipo de problemas não aconteça. Para tal não deverá fumar perto de crianças, seque bem o ouvido depois do banho ou da piscina e evite sprays com substâncias alérgicas.

No tratamento da infeção o médico irá fazer um exame físico ao ouvido e examinará todas as áreas em redor como a garganta e o nariz, sítios que geralmente também ficam inflamados. Se sentir febre, inchaços, dores muito fortes ou vermelhidão tenha cuidado pois poderá ser o problema a evoluir para um caso mais grave e a ida a um médico é indispensável.

Como vê foram deixadas aqui algumas explicações do que poderá fazer em caso de dor de ouvido e mais uma vez, e não é demais salientar que, a ida a um médico é muito importante para que o acompanhamento e tratamento seja feito da melhor forma possível evitando assim problemas mais graves para a saúde.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...