A dor de garganta é um problema bastante comum que ataca praticamente todas as pessoas em algum momento, principalmente durante o inverno. A garganta inflamada pode estar relacionada a presença de vírus e bactérias e é um sinal de que alguma doença está instalada no local, como por exemplo uma faringite, laringite ou amigdalite.
Tabela de Conteúdos
Faringite
A faringite é uma inflamação na faringe, que é a parede que fica no final da boca. Esta inflamação é geralmente provocada por vírus e em alguns casos pode evoluir para uma amigdalite bacteriana. As causas podem estar relacionadas com refluxo e sinusite.
Os sintomas geralmente são: dor ao falar, bocejar e engolir, vermelhidão e a presença de pequenos furos vermelhos. Se houver infecção bacteriana, há a formação de placas de pus.
O tratamento consiste na utilização de analgésicos e antitérmicos. Se você não melhorar depois de um ou dois dias tomando esses medicamentos, é importante procurar um médico, pois a dor de garganta pode ter origem bacteriana, portanto o uso de antibióticos se faz necessário.
Amigdalite
A amigdalite é a inflamação das amígdalas, que são os tecidos arredondados que ficam nas laterais da garganta. Normalmente a garganta inflamada nestes casos é em função da presença de vírus, mas infecções por bactérias também podem ser frequentes.
Os sintomas são normalmente dor intensa ao engolir e indisposição geral. Se as amígdalas estiverem inchadas e muito vermelhas, a infecção provavelmente é de origem viral, e neste caso pequenas feridas podem aparecer. Se houver pus, é porque a infecção foi causada por bactéria.
O tratamento para o caso da dor de garganta ser de origem bacteriana é a base de antibióticos. Se for viral, basta seguir o mesmo indicado para a faringite.
Dor de Garganta – Perguntas e Respostas
É possível prevenir a dor de garganta?
Sim. Evite respirar pela boca, pois isso resseca a mucosa da garganta e facilita bastante a entrada de bactérias. Além disso, evite entrar em contato com fatores externos que possam dar início a uma reação alérgica. Comer bem e beber água com frequência também ajudam a evitar as inflamações na garganta.
O que é garganta irritada?
Pode ser uma inflamação causada por refluxo ou poeira que entrou na garganta. Os principais sintomas são secura, coceira ou sentir algo arranhando a garganta. Ter o nariz entupido também pode causar irritações na garganta e até eventuais infecções. Desobstrua o nariz com soro fisiológico e beba bastante água.
Quanto tempo dura uma infecção na garganta?
Se a garganta inflamada for de origem viral, poderá durar cerca de 3 a 4 dias. Se for devido a infecção bacteriana, poderá durar mais tempo e a utilização de antibióticos se faz necessária.
As pastilhas são aconselhadas?
Quase todas as pastilhas contra a dor de garganta têm anestésicos para amenizar a dor. O problema é que as pastilhas para a garganta não matam as bactérias ou vírus. Portanto, o ideal é tratar com remédios sob prescrição médica.
Quando sei se é necessário tirar as amígdalas?
Se a pessoa tiver mais de 5 infecções bacterianas em um único ano poderá ser indicada cirurgia para a retirada das amígdalas. Outro motivo poderá ser se o pus formado durante a amigdalite ficar nas amígdalas, pois isto pode facilitar a proliferação de bactérias.
A garganta inflamada pode evoluir para uma conjuntivite?
Sim, pois os micro-organismos que atacam a garganta podem perfeitamente afetar qualquer outra mucosa, inclusive a dos olhos. Portanto, se estiver com a garganta inflamada, evite pôr as mãos na boca e nos olhos.
Tomar sorvete ou bebidas muito geladas podem causar dor de garganta?
Este é um mito que se formou. O que acontece é que os alimentos ou bebidas geladas constringem os vasos sanguíneos, o que dificulta a chegada das células de defesa do organismo.
Beber água ajuda a tratar a dor de garganta?
Sim. O muco que protege a garganta é composto por 95% de água, portanto se faltar água, esse muco se torna mais espesso e neste caso menos eficaz. Tome bastante água todos os dias, pois faz bem à saúde.
É aconselhável fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre para combater as bactérias?
Essas misturas tendem a alterar o pH da garganta, o que poderá até irritar mais a garganta e consequentemente piorar a inflamação.
A dor de garganta é contagiosa?
Sim. Como a dor de garganta está relacionada com bactérias e vírus, os mesmos podem passar de uma pessoa para a outra através do ar, beijos, etc.
Tratamentos Caseiros Para a Garganta Inflamada
Mel e Maçã
Corte uma maçã em fatias e cubra com mel. Espere aproximadamente 3 minutos antes de começar a comer. A maçã ajuda a reduzir a inflamação na garganta enquanto o mel age como um lubrificante e calmante. Coma duas maçãs com mel por dia.
Gengibre
O gengibre é indicado nos tratamentos de gripe, dor de garganta e má digestão. Também ajuda a aliviar cólicas e dores musculares. Pode ser preparado um chá e bebê-lo pela manhã, à tarde e à noite. Este tratamento caseiro não é indicado para mulheres grávidas. Consulte o seu médico para maiores esclarecimentos.
Gargarejo com limão
Poderá fazer gargarejo com suco de limão e água morna.
As informações aqui indicadas são apenas para tentar ajudar nos casos mais leves. Se você perceber que a dor de garganta é prolongada, procure um médico para que se faça uma avaliação melhor do caso.
Se gostou, a melhor forma de nos agradecer é curtindo a nossa página. Obrigado.