Dor, embora desagradável, é o sistema de alerta do seu corpo. O formigamento, sensação de aperto ou rigidez indica que os músculos sobrecarregados ou danificados precisam de atenção. Dor prolongada com duração de três meses ou mais é considerada crónica. A dor crónica atinge qualquer lugar do corpo, mais comum na região lombar, e varia de leve a grave. Enquanto a dor após lesão ou doença é normal, dor persistente pode afetar a vida pessoal e profissional.
A dor crónica pode afetar tanto emocional como fisicamente. O stress emocional pode agravar ainda mais os sintomas e, possivelmente, enfraquecer o sistema imunológico, o que pode levar à infeção, fadiga ou depressão.
O que despoleta a dor crónica
Causas que contribuem para a dor crónica incluem:
-
Química: Se as substâncias químicas do cérebro que normalmente suprimem a dor não funcionam, isso pode levar à dor contínua.
-
Neurogénica: Este tipo de dor resulta de danos no sistema nervoso central, em que os nervos danificados são a fonte da dor.
-
Psicogénica: Uma questão emocional ou mental, em vez de doença, lesão ou dano do sistema nervoso pode desencadear a percepção da dor intratável.
-
Psicológica: A dor pode ser o resultado de traços de personalidade ou doença psiquiátrica que se manifesta como dor física
-
Não identificável: Quando os testes não encontram qualquer instância de lesão ou doença que poderia ter desencadeado a dor crónica, os médicos não são capazes de identificar uma causa.
Fatores de risco de dor crónica
Identificar os fatores de risco de dor crónica pode ajudar a gerir ou prevenir os sintomas.
-
Idade: A dor crónica não é uma parte normal do envelhecimento, mas as condições como artrite e diabetes (que tendem a aparecer com a idade) podem contribuir para a dor crónica, causando destruição da articulação e nervo, respectivamente.
-
Condições de Saúde: fibromialgia, depressão ou ansiedade, lesões articulares, amputação de membros, e cirurgia são exemplos de dor crónica.
-
Sistema imunitário: um enfraquecimento do sistema imunológico pode levar a infeções ou doenças.
-
Tabaco: Fumar pode agravar a dor e reduzir a capacidade de resposta ao tratamento.
-
Dieta e Estilo de Vida: Entregando-se a fast food, um estilo de vida sedentário, a dependência de álcool e outras péssimos hábitos de saúde pode levar a dor crónica.
-
Stresse: Problemas de relacionamento ou de abuso físico, sexual ou emocional, podem contribuir para a dor crónica.