Definição de doenças cardiovasculares
As doenças cardiovasculares são todas aquelas referentes aos problemas com o coração e com o sistema circulatório. Também são conhecidas como cardiopatias. Elas englobam também os acidentes cardiovasculares, mas enquadram-se numa matriz mais particular, pelo que têm a sua própria categoria.
Sintomas das cardiopatias
Embora nalguns casos não haja sintomas que nos avisem claramente, normalmente o corpo avisa-nos com os sintomas de um ataque cardíaco.
Os mais habituais são:
- Dor no peito, por vezes apenas um pequeno incómodo mas que irradia para os braços, especialmente para o esquerdo, e mesmo para o queixo.
- Por vezes apresenta dificuldades em respirar, suores frios, palidez, enjoos, náuseas, vómitos ou perda de consciência.
Como prevenir as doenças cardiovasculares
Basta ver os factores de risco das cardiopatias para nos darmos conta de que a maioria dos factores está sob o nosso controlo, já que são hábitos de vida os que podem conduzir a doenças cardiovasculares.
Podemos proteger a nossa saúde em geral e especialmente a saúde do coração, cuidando e moderando os seguintes factores de risco.
Factores de risco das doenças cardiovasculares
Estes são os factores é preciso combater para prevenir as doenças cardiovasculares:
- Sofrer de doenças como a diabetes, hipertensão ou apneia do sono.
- Dieta excessivamente rica em gorduras e hidratos de carbono.
- Obesidade.
- Abusar de produtos tóxicos como as bebidas alcoólicas ou tabaco.
- Sedentarismo, falta de actividade física ou pouco regular.
- Consumo de anticonceptivos orais.
- A longevidade.
- O stress.
Diferentes cardiopatias
- Doença arterial periférica.
- Tromboflebite ou flebite.
- Arritmias cardíacas.
- Arteriosclerose.
- Hemorróidas.
- Leucemia.
- Varizes.
- Pés frios.
Interpretação emocional das doenças cardiovasculares
Falta de esperança, resistência à mudança, atitudes arrogantes, rejeição da vida.
Emoção positiva das doenças cardiovasculares
A vida é mudança e eu adapto-me à mudança e à novidade com facilidade. Tudo está bem, as mudanças fazem parte do estar vivo.
Os nossos conselhos sobre as doenças do coração
Até há pouco tempo pensava-se que os enfartes eram maioritariamente um problema masculino porque os estrogénios, hormonas femininas, produzem um efeito de diminuição da concentração de colesterol. Mas após menopausa e com o consumo de anticonceptivos orais, os estrogénios diminuem e o risco de doença cardiovascular é mais elevado.
Também em relação às mulheres, um estudo científico recente do Departamento de Medicina da Universidade de Auckland (Nova Zelândia) publicado no prestigiado “British Medical Journal” concluiu que os suplementos de cálcio nas mulheres saudáveis na idade da menopausa estão relacionados com um aumento dos riscos de poder sofrer acidentes cardiovasculares. Com esta descoberta, os tratamentos para a osteoporose poderão vir a ter de ser revistos.
Como sempre, recomendamos que consulte o seu médico, terapeuta ou outro profissional de saúde competente. A informação neste artigo tem uma função meramente informativa.