Doenças Auto-Imunes

Doenças Auto-Imunes

Doenças Auto-ImunesAs doenças auto-imunes são consideradas as doenças dos novos tempos, pois efectivamente, estas apenas começaram a surgir a fins do século XX, no entanto desafio-vos a reflectir sobre esta situação, se de facto a ciência e a tecnologia estão em evolução e apontam para inovações e descobertas cada vez mais ambiciosas e as conseguem alcançar com distinção, que sentido faz, quando aparentemente estamos a evoluir na Medicina relativamente à nossa saúde começarem a surgir novas patologias? Não vos parece um contra-senso?
Vejamos o que são realmente as doenças auto-imunes e o que as provoca:
Segundo a Wikipédia, em http://pt.wikipedia.org/wiki/Autoimunidade, Auto-imunidade é a falha em uma divisão funcional do sistema imunológico chamada de auto-tolerância, que resulta em respostas imunes contra as células e tecidos do próprio organismo. Qualquer doença que resulte deste tipo de resposta é chamada de doença auto-imune. Exemplos famosos incluem a diabetes mellitus tipo 1, lúpus eritematoso sistémico, síndrome de Sjögren, tireoidite de Hashimoto, doença de Graves e artrite reumatóide.
São doenças que surgem quando a resposta imunitária é efectuada contra alvos existentes no próprio indivíduo. Respostas auto-imunes são frequentes, porém transitórias e reguladas. A auto-imunidade como causadora de doenças não é frequente, uma vez que existem mecanismos que mantêm um estado de tolerância aos epítopos do próprio organismo. As doenças auto-imunes têm etiopatonogênese complexa e multifactorial.
Repare-se que esta informação aponta para um Sistema Imunitário auto-destrutivo, incapacitado e hiper-activo, então, o que será que está a provocar esta situação?
A natureza ao longo dos milénios da nossa evolução como seres humanos, desenvolveu um mecanismo de defesa que nós temos subestimado e de certo modo desregulado ao longo dos anos, à medida que começamos a resguardar-nos dentro de quatro paredes, defender-nos do frio e do calor, desinfectar tudo aquilo em que tocamos e a ter um cuidado excessivo com a higiene pessoal, deixamos de solicitar o nosso sistema imunitário, o que provoca a progressiva incapacitação do mesmo, isto porque em todos os mecanismos naturais quando algo não é estimulado e trabalhado atrofia, acontece nos músculos, no cérebro, e etc. etc. etc. este efeito negativo torna-se pior quando temos uma medicina como a medicina ocidental, repare que nos últimos anos a medicina tem seguido o caminho de manipular o organismo com químicos de tal forma que não deixa este reagir pelas formas naturais, deixando o nosso Sistema Imunitário adormecido e sem capacidade de resposta começando a desenvolver distúrbios de comportamento, em que este ataca o que não é suposto atacar, retirando gradualmente não só capacidade de acção mas também inteligência deste sistema, que estando sem a informação correta de como combater as doenças se torna cada vez mais ineficaz. Assim sendo, quando um ser não possui informação imunitária de qualidade, no momento de passar essa informação à descendência, que acontece através da amamentação, a informação passada é também fraca em qualidade, o que tem provocado imensas consequências e incapacidade de regulação do sistema imune, daí o surgimento de doenças auto-imunes e outras patologias demonstrativas da incapacidade do nosso Sistema Imunitário.
3

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.