Os festivais de verão têm vindo a ser eventos cada vez mais regulares principalmente durante os meses de verão. Este é um período muito especial onde as pessoas aproveitam para desfrutar da música e passar bons momentos na companhia dos amigos ou de outras pessoas que vão conhecendo nestes locais. Muitos já têm o calendário marcado com a data para o seu festival de verão preferido, mas o que importa para além de passar bons momentos é mantermo-nos em segurança e não transformar a experiência do festival num pesadelo.
Basta ter apenas algumas cautelas simples para não só estar a salvo, como ainda para poder aproveitar ao máximo o festival de verão sem problemas e para que as boas memórias sejam para sempre recordadas. Se não tiveres cuidado podes perder os teus pertences porque há sempre pessoas menos bem-intencionadas e podes até mesmo colocar-te a ti em situações de risco. Queres aproveitar ao máximo o teu festival de verão favorito? Então toma nota dos seguintes conselhos.
Estar sempre acompanhado
Estar sempre acompanhado é uma boa forma de te manteres a salvo, sobretudo em locais onde existem grandes multidões, mas também nas zonas mais solitárias é bom ter companhia. Sempre que houver uma multidão, fica perto de pelo menos um dos teus amigos e se for de noite e estiveres com vontade de ir à casa de banho, então pede a um amigo que te acompanhe. Não acredito que te queiras perder e andar a deambular a altas horas da noite enquanto procuras a tua tenda.
Evita beber demasiado
O bom tempo não é sempre uma garantia nos festivais de verão, mas por outro lado, quando o sol brilha também é muito fácil ficar desidratado. Esta é uma situação que pode ocorrer com mais facilidade se estiveres a beber álcool em vez de água. Para te manteres hidratado evita qualquer outra bebida para além da água e limita o consumo de álcool (embora o melhor seja mesmo evitá-lo completamente). Para te divertires não é preciso beber álcool.
Não tomes drogas
Não penso ser necessário alongar-me demasiado neste ponto. Tomar drogas para além dos problemas legais que podes vir a ter, também pode ser razão para te expulsarem do festival, isso para além de te poder prejudicar seriamente a saúde. Se queres aproveitar tudo ao máximo durante o festival o melhor é estar plenamente consciente do que acontece à tua volta, pelo que as drogas nunca são uma boa opção.
Protege-te do sol
É importante que te protejas do sol, quer seja com um bom protector solar na pele ou com um chapéu na cabeça. As insolações podem ser mortais e deves garantir sempre que estás o mais bem protegido possível para evitar estas situações. Protege a tua pele (aplica o protector solar a cada duas horas), cobre a cabeça e também os ombros quando o sol estiver mais alto.
Eduardo Pacheco
Agosto 5, 2015Gostei muito deste post porque me fez lembrar especialmente uma questão que me tem perseguido nos últimos anos: toda a poluição e lixo que deixamos atrás de nós. Ok, não faz mal à nossa saúde, mas se pensarmos bem pesa imenso no ambiente. Infelizmente, são poucos os festivais a dedicarem-se ao ambiente e a conciliar, junto ao palco, música boa e práticas verdes. Assim, resta-me apenas esperar que no futuro esta situação mude e que exemplos de outros festivais sejam seguidos pelas produtoras de eventos por todo o mundo. Deixo aqui um post com 10 festivais que ajudam de facto o ambiente: http://mundodemusicas.com/ambiente/
Abraço
Paulo Rosa
Agosto 5, 2015Um bom ponto de vista Eduardo.
Este é realmente um aspecto que deve ser mais trabalhado por todas as organizações de festivais de forma a despertar as consciências sobre os problemas que afectam o meio ambiente.
Gostei de ler esse artigo, embora o único festival que conhecia fosse apenas o “nosso” Boom Festival.