Distúrbio Alimentar

Distúrbio Alimentar – Conheça os Sintomas

Distúrbio AlimentarO distúrbio alimentar é um problema que pode ter origem em diversas perturbações psicológicas que, quando não devidamente tratadas, acabarão por prejudicar o comportamento alimentar do paciente, potenciando assim o desenvolvimento de um elevado número de problemas de saúde. Para que seja possível agir corretamente no tratamento deste distúrbio, é extremamente importante que se saiba identificar de forma eficaz os sintomas que possam ser indicadores da presença desta doença que tanta gente afeta. De seguida, fica uma lista dos sintomas mais comuns em casos de distúrbio alimentar.
  • Noção distorcida da sua própria imagem. Um dos principais sinais de distúrbio alimentar é a incapacidade de avaliar realisticamente a sua composição corporal. Frequentemente, o paciente dirá que está gordo, mesmo estando abaixo do peso indicado. Este problema, apesar de afetar pessoas de ambos os sexos, é mais comum entre as mulheres, que cada vez mais desenvolvem complexos obsessivos relativamente à sua aparência.
  • Receio de utilização de roupas que exponham o corpo. Este é outro sintoma, geralmente associado ao anteriormente referido. Quem sofre de distúrbios alimentares terá, frequentemente, receio de utilizar certos tipos de roupa, o que deverá funcionar como um alerta sobre a possível existência de um comportamento alimentar problemático.
  • Adoção de regimes alimentares extremistas. Isto pode significar, por exemplo, consumo exclusivo de alimentos baixíssimos em calorias, como é o caso de saladas.
  • Idas muito frequentes ao banheiro, após cada refeição. Isto, geralmente, poderá significar que o paciente vai vomitar, e é também um importante sinal de alerta sobre a possível existência de um distúrbio alimentar. Aqueles mais próximos da paciente deverão tomar medidas adequadas assim que notem um comportamento menos normal por parte do mesmo. Desta forma, poderão evitar a evolução do problema.
  • Falta de apetite, alternada por momentos de gula excessiva. O paciente, ora se recusará a comer, ora comerá muito para além da conta. Este é um dos sintomas mais comuns entre aqueles que sofrem de distúrbios alimentares, por isso é importante agir caso o mesmo se revele.
  • Momentos de ansiedade e depressão. Estes são os principais sintomas psicológicos do distúrbio alimentar, e também aqueles que mais problemas poderão originar para o paciente. Frequentemente, o paciente acabará por abusar no consumo de anti-depressivos, o que extremamente prejudicial se poderá revelar para o bem-estar da sua saúde.
Estes são os sintomas mais alarmantes associados ao distúrbio alimentar. É prestando muito atenção neles que conseguirá, eficazmente, prevenir a evolução do mesmo para perturbações mais avançadas.

Partilha com os teus amigos

5

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.