Saiba a diferença entre Anabolismo e Catabolismo

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Anabolismo e Catabolismoanabolismo e catabolismo são diferentes estados que descrevem se o corpo está a construir ou a perder massa muscular. Quando você está a tentar ganhar peso, você deve maximizar o tempo que o seu corpo fica no estado de construção muscular, de forma a que os seus resultados sejam mais satisfatórios. A maneira como você come, treina e descansa influencia diretamente nesse processo.

 

Anabolismo

O anabolismo é o estado em que o seu corpo constrói massa muscular. Quando você descansa, o seu corpo começa a reparar o tecido muscular danificado. Dessa forma, é durante o repouso, e não no exercício, que o seu corpo desenvolve a massa muscular.

 

Catabolismo

O catabolismo é o estado do seu corpo que degenera a massa muscular. Sempre que você treina, seja cardio ou musculação, você está a danificar os músculos. Quanto mais longo e difícil for o seu treino, mais danos você causa ao tecido muscular. Outros fatores podem contribuir para que o seu corpo fique em estado catabólico, como a má alimentação e a falta de descanso.

 

Como conseguir o estado anabólico por mais tempo

Existem algumas estratégias para deixar o seu corpo em estado anabólico por mais tempo, ajudando-o a ganhar mais massa muscular.

Alimentar-se bem é fundamental. Tente comer 3 em 3 horas. Quando você não come por um bom período de tempo, o seu corpo começa a usar o tecido muscular como fonte de energia (catabolismo). A melhor maneira de evitar isso é comer várias vezes por dia. Saiba mais sobre alimentação saudável.

Nunca deixe de tomar o pequeno-almoço. Quando você acorda, o seu corpo está há muito tempo sem receber nutrientes, e certamente já entrou em catabolismo. Dessa forma, você precisa de se alimentar rapidamente, a fim de entrar em estado anabólico o mais rápido possível.

Controlar o tempo de treino também é muito importante. Nunca treine por mais de 90 minutos (o ideal é 60). Quanto mais você treina, mais os seus músculos se degeneram. Se você quer ganhar massa muscular, precisa ter em mente que o treino é apenas um estímulo. A partir do momento que você já conseguiu estimular os músculos para crescer, o resto do seu treino é um desperdício. Se você passa horas no ginásio, procure aumentar a intensidade do seu treino e diminuir a duração. 60 minutos é o ideal.

Por fim, você deve dar o devido descanso aos músculos para que eles se desenvolvam satisfatoriamente. Tente dormir 8h por dia, e divida o seu treino com inteligência, evitando que o seu corpo trabalhe os mesmos grupos musculares em dias seguidos. Lembre-se, você não cresce no ginásio, mas sim fora dele.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.