Rica Saude

As dietas baixas em hidratos de carbono são prejudiciais para a saúde

dietas pobres em hidratos de carbonoAs dietas pobres em hidratos de carbono são prejudiciais para a saúde. Actualmente estão muito na moda as dietas hiperproteicas ou baixas em hidratos de carbono, mas no entanto estas dietas têm consequências para a saúde.

As dietas com muitas proteínas são um caminho rápido para emagrecer, pois com elas perde-se peso drasticamente, no entanto há que saber que trazem consigo efeitos negativos que se reflectem sobre a saúde do paciente, que não são saudáveis e que com o tempo acaba-se por recuperar o peso perdido.

Uma alimentação inadequada supõe grandes mudanças fisiológicas sobre o organismo. Estas mudanças fisiológicas são imediatas, pelo que podem acarretar problemas patológicos a longo prazo, a nível renal, cardíaco ou hepático, embora possam se manifestar antes disso com grande agressividade.

Pode-se ver a influência imediata destas dietas ricas em proteínas e baixas em hidratos de carbono, no sistema nervoso, em casos de pacientes com epilepsia, quando é impossível controlar as crises com a medicação, de forma que entram em cetose controlada e assim retardando os impulsos nervosos.

É importante antes de começar uma dieta, seja de que tipo for, que seja devidamente controlada e justificada por um médico. A alimentação deve ser equilibrada e deve conter todos os nutrientes, tanto nos casos em que se quer emagrecer como não. Além do mais é preciso ter em conta que nem todas as dietas têm o mesmo efeito em todos os pacientes.

Exit mobile version