Dietas fáceis para emagrecer. De acordo com a maioria dos nutricionistas, uma dieta deve ser saudável e equilibrada para que seja possível eliminar os quilos a mais de uma forma rápida, eficaz, e sem prejudicar o nosso organismo.
Se acha que tem alguns quilos a mais e quer começar a seguir algum tipo de dieta que ajude a recuperar a boa forma, então veja com atenção as três dietas seguintes que hoje apresentamos, pois poderão ser uma boa forma de perder peso de uma forma realmente fácil e rápida.
Tabela de Conteúdos
Dietas fáceis – Dieta da Mayo Clinic
A dieta da Mayo Clinic foi considerada por especialistas internacionais como sendo uma das melhores dietas do mundo. Está indicada não só para quem quer perder peso, como proteger a saúde e está motivado para reaprender a comer e a alterar maus hábitos, permitindo assim perder aqueles quilos a mais. Esta dieta incide num maior consumo de alimentos como verduras e frutas, bem como na prática de actividade física de forma habitual para conseguir os objectivos marcados de início.
Para a Mayo Clinic a chave de tudo está numa mudança radical dos hábitos de vida e em optar por um estilo de vida saudável e sem excessos que permita eliminar os quilos a mais de uma forma eficaz. A fase inicial desta dieta dura umas duas semanas, e nesta altura pode-se chegar a perder até 4 quilos. A partir daí, a pessoa deve tentar manter o seu peso evitando o temido efeito ioiô.
Dietas fáceis – Dieta mediterrânica
Trata-se de uma dieta muito popular em Portugal e defendida pela maioria dos nutricionistas. A famosa dieta mediterrânica defende um maior consumo de frutas, verduras, peixe, legumes e azeite. Por outro lado está proibido o consumo de açúcares e de gorduras saturadas pois são altamente prejudiciais para a saúde. Para além disso, pode-se consumir entre 5 a 6 ovos por semana e carne vermelha uma ou duas vezes (também por semana).
Se complementar esta dieta equilibrada e nutritiva com a prática de exercício físico de forma regular, não terá quaisquer problemas para perder os quilos a mais. Uma última característica da dieta mediterrânica está no facto de se aconselhar beber um copo de vinho tinto às refeições.
Dieta DASH
Este tipo de dieta foi criada pelo Instituto Nacional de Saúde Norte-Americano para tratar pacientes que tinham problemas de tensão arterial demasiado elevada e que precisavam de um tipo de alimentação específica para tratar esse problema. Hoje em dia é usada também como método de emagrecimento verdadeiramente eficaz. É uma dieta muito variada e caracterizada pelo consumo de frutas, verduras e produtos lácteos magros. De forma mais restrita também podem ser consumidos outros alimentos como por exemplo cereais integrais, peixe e legumes.
Por outro lado estão totalmente proibidos alimentos como açúcares, hidratos de carbono e gorduras saturadas já que provocam o aumento de peso e são bastante prejudiciais para a saúde. Por se tratar de uma dieta específica para pessoas com a tensão arterial elevada, o consumo de sal deve ser moderado e como alternativa aconselha-se o uso de diferentes ervas aromáticas para temperar os pratos. Por último, tal como acontece nas dietas anteriores de que falámos, é importante praticar algum desporto de forma habitual e evitar ingerir álcool em excesso.
Se está à procura de alguma dieta para perder peso e emagrecer de forma saudável e eficaz, então pode escolher alguma destas três dietas que são muito fáceis de seguir e os resultados costumam ser os desejados. Espero que tenha tomado nota e que possa eliminar esses quilos para voltar à boa forma.