Tabela de Conteúdos
Dieta vegana versus dieta mediterrânea
-
Metade dos participantes seguiu uma dieta vegana de baixo teor de gordura que eliminou produtos de origem animal e se concentrou principalmente em frutas, vegetais, grãos integrais e legumes.
-
A outra metade seguiu uma dieta mediterrânea seguindo o protocolo PREDIMED, que se concentra em frutas, vegetais, legumes, peixes, laticínios com baixo teor de gordura e azeite extra virgem, limitando ou evitando carnes vermelhas e gorduras saturadas.
-
Como parte do estudo cruzado, após as primeiras 16 semanas, os participantes voltaram à dieta original antes do estudo por mais 4 semanas e, então, mais 16 semanas seguindo a dieta do grupo oposto. Portanto, todos experimentaram as duas dietas, vegana e mediterrânea, com um intervalo de 4 semanas entre elas.
Os efeitos de ambas as dietas no peso
-
Os participantes perderam em média 6 quilos de peso na dieta vegana, em comparação com nenhuma alteração média na dieta mediterrânea.
-
Eles perderam 3,4 quilos a mais de massa gorda com a dieta vegana.
-
Eles viram uma maior redução da gordura visceral em 315 cm3 na dieta vegana.
-
A dieta vegana reduziu os níveis de colesterol total e LDL em 18,7 mg/dl e 15,3 mg/dl, respectivamente, enquanto não houve mudanças significativas no colesterol na dieta mediterrânea.
-
A pressão arterial diminuiu em ambas as dietas, mas mais na dieta mediterrânea (6,0 mmHg, em comparação com 3,2 mmHg na dieta vegana).
Porque a dieta vegana funciona para perder peso
-
Faz você comer menos calorias sem tentar. As gorduras são muito calóricas. E reduzir as calorias é o principal passo para perder peso.
-
Aumenta a ingestão de fibras e diminui o consumo de gorduras em geral, inclusive as saturadas. Ambos (mais fibra e menos gordura saturada) são uma fórmula infalível para reduzir o colesterol.
Porque se perde menos peso com a dieta mediterrânea
“Embora muitas pessoas pensem na dieta mediterrânea como uma das melhores maneiras de perder peso, a dieta entrou em colapso quando a colocamos à prova”, disse Neal Barnard, autor do estudo e presidente da o Physicians Committee for Responsible Medicine, uma prestigiada organização americana que promove uma dieta mais rica em vegetais.“No ensaio clínico randomizado, a dieta mediterrânea não causou nenhuma perda de peso. O problema parece ser a inclusão de peixes gordurosos, laticínios e óleos. Em contraste, uma dieta vegana com baixo teor de gordura causou perda de peso significativa e constante” conclui Barnard.
-
Resta saber que efeitos uma dieta mediterrânea com baixo teor de gorduras saudáveis teria sobre o peso, embora provavelmente perdesse parte de sua essência.