dieta vegana

A dieta vegana é mais eficaz para perder peso do que a mediterrânea?

Um estudo afirma que uma dieta vegana com baixo teor de gordura é mais eficaz para perder peso do que uma dieta mediterrânea. Também regula o colesterol em menos tempo. Ainda assim, a dieta mediterrânea reduz mais a pressão arterial.
Uma dieta vegana é mais eficaz para perda de peso do que uma dieta mediterrânea. Isso foi demonstrado por um estudo publicado no Journal of American College of Nutrition que confrontou as duas dietas.
Este é um ensaio cruzado randomizado (um estudo que compara os efeitos de duas propostas específicas, neste caso duas dietas diferentes, no mesmo grupo de pessoas) que mostrou que uma dieta vegana com baixo teor de gordura tem melhores resultados em termos de peso, composição corporal, sensibilidade à insulina e níveis de colesterol do que uma dieta mediterrânea.
De acordo com o estudo, você pode pensar que a dieta vegana é melhor do que a mediterrânea. Mas só ficou demonstrado que é mais eficaz quando o que se deseja é perder peso.
Para além disso, não vamos esquecer esta nuance: o que eles viram funcionar para a perda de peso é uma dieta vegana com baixo teor de gordura. Portanto, com poucas nozes, azeite…
Vamos ver em que consistiu o estudo e que conclusão podemos tirar dele.
dieta vegana

Dieta vegana versus dieta mediterrânea

Para concluir que a dieta vegana faz você perder mais peso do que a dieta mediterrânea, os pesquisadores selecionaram um grupo de pessoas com excesso de peso e sem histórico de diabetes. Durante 16 semanas:
  • Metade dos participantes seguiu uma dieta vegana de baixo teor de gordura que eliminou produtos de origem animal e se concentrou principalmente em frutas, vegetais, grãos integrais e legumes.
  • A outra metade seguiu uma dieta mediterrânea seguindo o protocolo PREDIMED, que se concentra em frutas, vegetais, legumes, peixes, laticínios com baixo teor de gordura e azeite extra virgem, limitando ou evitando carnes vermelhas e gorduras saturadas.
Nenhum dos participantes tinha limite de calorias. Eles também não mudaram suas rotinas de exercícios ou medicamentos, a menos que orientados por seus médicos.
  • Como parte do estudo cruzado, após as primeiras 16 semanas, os participantes voltaram à dieta original antes do estudo por mais 4 semanas e, então, mais 16 semanas seguindo a dieta do grupo oposto. Portanto, todos experimentaram as duas dietas, vegana e mediterrânea, com um intervalo de 4 semanas entre elas.

Os efeitos de ambas as dietas no peso

Os pesquisadores observaram que no prazo de 16 semanas de cada dieta:
  • Os participantes perderam em média 6 quilos de peso na dieta vegana, em comparação com nenhuma alteração média na dieta mediterrânea.
  • Eles perderam 3,4 quilos a mais de massa gorda com a dieta vegana.
  • Eles viram uma maior redução da gordura visceral em 315 cm3 na dieta vegana.
  • A dieta vegana reduziu os níveis de colesterol total e LDL em 18,7 mg/dl e 15,3 mg/dl, respectivamente, enquanto não houve mudanças significativas no colesterol na dieta mediterrânea.
  • A pressão arterial diminuiu em ambas as dietas, mas mais na dieta mediterrânea (6,0 mmHg, em comparação com 3,2 mmHg na dieta vegana).

Porque a dieta vegana funciona para perder peso

Por que a dieta vegana com baixo teor de gordura é mais eficaz para perder peso ou melhorar o colesterol? Os autores do estudo apontam as possíveis razões:
  • Faz você comer menos calorias sem tentar. As gorduras são muito calóricas. E reduzir as calorias é o principal passo para perder peso.
  • Aumenta a ingestão de fibras e diminui o consumo de gorduras em geral, inclusive as saturadas. Ambos (mais fibra e menos gordura saturada) são uma fórmula infalível para reduzir o colesterol.

Porque se perde menos peso com a dieta mediterrânea

“Embora muitas pessoas pensem na dieta mediterrânea como uma das melhores maneiras de perder peso, a dieta entrou em colapso quando a colocamos à prova”, disse Neal Barnard, autor do estudo e presidente da o Physicians Committee for Responsible Medicine, uma prestigiada organização americana que promove uma dieta mais rica em vegetais.
“No ensaio clínico randomizado, a dieta mediterrânea não causou nenhuma perda de peso. O problema parece ser a inclusão de peixes gordurosos, laticínios e óleos. Em contraste, uma dieta vegana com baixo teor de gordura causou perda de peso significativa e constante” conclui Barnard.
  • Resta saber que efeitos uma dieta mediterrânea com baixo teor de gorduras saudáveis teria sobre o peso, embora provavelmente perdesse parte de sua essência.
Em qualquer caso, aumentar o consumo de vegetais e reduzir a gordura é uma boa fórmula para perder peso.
Não vamos esquecer ainda que as gorduras boas do peixe, azeite ou nozes têm múltiplos efeitos benéficos no corpo.
3

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.