dieta sem gluten

Dieta sem glúten. Dicas e conselhos

dieta sem glutenAinda que não não seja uma proteína totalmente prejudicial para toda a gente, o glúten poderá afectar de uma forma extremamente negativa todos aqueles que apresentem qualquer tipo de intolerância ao mesmo, como é o caso de quem sofre de doença celíaca. Nestes casos, evitar o glúten torna-se numa medida vital a ser adoptada, de modo a que problemas de saúde mais graves possam vir a ser prevenidos. Uma vez que quase todos os produtos feitos a partir de cereais possuem glúten, adoptar uma dieta totalmente livre desta proteína poderá revelar-se uma tarefa um pouco complicada. Ainda assim, vale a pena fazer os possíveis para eliminar esta substância da sua alimentação, uma vez que muitos são os benefícios que a partir daí poderão ser retirados.

Antes de consumir qualquer tipo de alimento, é importante ler com muito cuidado a composição nutricional do mesmo, de modo a descobrir se possui ou não vestígios de glúten. Hoje em dia já muitos são os alimentos preparados sem a adição de glúten e por isso é importante procurá-los e integrá-los na sua dieta alimentar diária. Se não tiver a certeza se um determinado produto alimentar possui ou não glúten, então o melhor é evitar consumi-lo, de modo a não correr o risco de vir a sofrer qualquer tipo de reacção alérgica prejudicial para o seu organismo.

Ovos, leite, manteiga, frutas, soja e carne são excelentes exemplos de alimentos que, geralmente, não incluem glúten na sua composição, a menos que tenham sido submetidos a qualquer tipo de tratamento especial. Consuma-os diariamente, mas certifique-se de que são mesmo livres de glúten.

Uma dieta livre de glúten contribuirá para reduzir o volume da barriga, evitar a retenção de líquidos, aliviar dores articulares, reduzir os problemas digestivos e prevenir enxaquecas e dores de cabeça, beneficiando assim imenso o seu estado de saúde geral. Mesmo que não seja intolerante ao glúten, adoptar uma dieta totalmente livre do mesmo não terá qualquer tipo de consequência negativa, e apenas beneficiará a sua saúde a todos os níveis.

Vale a pena notar que, o glúten, é um componente importante na obtenção da textura e consistência agradável de certos alimentos, como é o caso do pão, e sem ele, os mesmos poderão perder algumas das suas características mais importantes.

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.