O fígado é o principal órgão responsável pela purificação do organismo e manutenção de um metabolismo verdadeiramente saudável. Sendo, não só a maior glândula do corpo humano, como também aquela que mais trabalha, o fígado é responsável pela execução de mais de 500 tarefas, entre as quais, cerca de 22 são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do organismo, daí ser de vital importância fazer tudo aquilo que estiver ao seu alcance para se certificar de que o seu fígado é nutrido da melhor maneira possível.
Para compreender melhor a importância do fígado, é necessário conhecer melhor algumas das suas principais funções:
-
Filtrar e eliminar todas as substâncias tóxicas que possam entrar no organismo, como é o caso do álcool.
-
Processar medicamentos ingeridos e gerar a sua eliminação.
-
Fabricar proteínas essenciais ao bom funcionamento do organismo.
Uma vez que tudo aquilo que for absorvido pelo seu intestino acabará por passar pelo fígado, a qualidade daquilo que ingere irá afectar directamente o funcionamento do seu fígado. Sendo um órgão tão vital para o nosso corpo, é importante preservá-lo, caso contrário inúmeros serão os problemas de saúde de carácter grave que se poderão desenvolver.
Levar a cabo uma dieta benéfica para o fígado não é, de todo, uma tarefa difícil. Para tal, bastará apenas respeitar algumas regras:
Alimentos que deverá evitar:
-
Ovos
-
Alimentos açucarados.
-
Bebidas excitantes.
-
Cereais refinados.
-
Nozes, amêndoas e avelãs.
-
Peixes gordos.
-
Frutas verdes.
-
Repolho.
-
Frituras.
-
Alimentos processados.
-
Enchidos.
Alimentos que deverá consumir:
-
Frutas e vegetais crus.
-
Peixe branco.
-
Cereais integrais.
-
Carnes magras.
-
Óleo de peixe.
-
Azeite.
-
Saladas.
As regras são bastante simples, e quando seguidas à risca, permitir-lhe-ão manter o seu fígado o mais saudável possível. Ainda que uma boa dieta possa revelar-se como a chave para a protecção do seu fígado, é importante compreender que, fazer dieta, não implica passar fome nem privar-se de alimentos importantes para o bom funcionamento do organismo. Idealmente, com base na lista anteriormente referida, deverão ser consumidos alimentos de todos os grupos alimentares. Isto ajudará a evitar défices nutricionais passíveis de gerar graves problemas de saúde. Coma diversas vezes ao dia, em pequenas quantidades, e mantenha uma dieta verdadeiramente diversificada. Ao fazê-lo, verá que sentir-se-á muito melhor no decorrer do seu dia-a-dia, e as probabilidades de desenvolvimento de doenças do fígado diminuirão drasticamente.