Dieta para gravidas. A gravidez representa um período extremamente delicado na vida da Mulher, cheio de necessidades que, quando não devidamente suprimidas, poderão dar origem a complicações que comprometerão activamente a saúde do bebé. Durante esta fase, a alimentação é um factor determinante, e por isso deverá ser encarada com a maior seriedade possível. Ainda que as restrições não sejam muitas, vale a pena estar consciente de quais aqueles alimentos que mais eficazmente poderão auxiliar o bom desenvolvimento da sua gravidez, de forma a introduzi-los na sua rotina alimentar diária e assim poder usufruir de todos os benefícios que os caracterizam.
Eis algumas fontes nutricionais extremamente importantes durante o período de gravidez:
Tabela de Conteúdos
Cálcio
Absolutamente vital no processo de formação dos ossos do bebé. Pode ser encontrado em alimentos como o iogurte, leite, ricota, couve, semente de girassol, gergelim e cottage.
Ácido fólico
Importantíssimo para a correcta formação do tubo neural do bebé. Entre as suas principais fontes, podemos encontrar os miúdos, verduras como brócolos, espinafre e couve, feijão branco e legumes.
Vitamina D
Esta é uma vitamina vital à absorção do cálcio por parte do organismo, e pode ser encontrada no leite, fígado, atum, salmão e sardinha.
Ferro
Ajuda a prevenir a anemia, problema extremamente comum durante a gravidez. Carnes vermelhas, verduras, ovos e frutos secos são poderosas fontes deste nutriente.
Vitamina C
É essencial para a absorção de ferro, e encontra-se presente em alimentos como a laranja, limão, kiwi e diversos tipos de vegetais.
Fibra
Promove o bom funcionamento do intestino. Para ter acesso a este nutriente, só terá de consumir alimentos integrais, verduras, frutas e legumes.
Todos estes alimentos deverão ser regradamente distribuídos pelas diversas refeições do quotidiano, e consumidos com a maior regularidade possível. Só assim serão possível vir a ter uma gravidez verdadeiramente saudável.