O ponto mais deixado de lado na musculação é a dieta para ganhar massa muscular, o que é terrível, pois este é um aspecto essencial, principalmente para os praticantes que visam resultados expressivos e mudanças corporais satisfatórias.
Porém, a dieta não precisa ser algo torturante. Por tradição, aprendemos que para ganharmos músculos devemos comer apenas alimentos como peito de frango, peixe, batata doce, arroz e macarrão integral.
Isso não deixa de ser verdade e eu até recomendo para você estes alimentos, mas hoje existe uma dieta para ganhar massa muscular chamada IIFYM.
No que consiste? Bem, de acordo com a IIFYM você pode comer O QUE QUISER desde que atinja o seu nível diário requerido de macronutrientes (proteínas, gordura, carboidratos).
Muitas pessoas desistem da musculação e não tem bons ganhos pela dificuldade de seguir dietas rigorosas, porém com a IIFYM isso se torna muito mais simples.
Tabela de Conteúdos
Como calcular minha dieta para ganhar massa muscular?
O primeiro passo é descobrir quantas calorias o seu corpo necessita por dia e, dessa forma, acrescentar 300~500 kcal a esse número.
Para facilitar existe a calculadora da dieta que pode ser encontrada aqui em inglês.
Caso você não fale o idioma, vá até http://translate.google.com coloque a página http://iifym.com/iifym-calculator/ e traduza. Você irá conseguir entender tudo perfeitamente. Não se esqueça de alterar o modelo imperial pelo métrico.
Exemplo
Vamos supor que eu tenha 30 anos, 170 cm e 61 kg, 14% de gordura corporal (usando a fórmula massa magra) e frequente a academia 5 vezes por semana. Colocando tudo isso na calculadora eu precisarei diariamente de 2198 calorias.
Como estou fazendo uma dieta para ganhar massa muscular e escolhendo o “bulking agressivo” de acordo com a calculadora precisarei de 2598 kcal diários para conseguir mudanças corporais.
Exatamente 395.4g de carboidratos, 132.7g de proteínas, 46.2g de gorduras e 27~34g de fibras.
Alcançando esses números de macronutrientes você poderá usar o alimento que quiser, evidentemente prefira os saudáveis, e não se estresse ao ingerir algo não saudável.
Lembre-se que desde que esteja nos níveis corretos de carboidratos, proteínas e gorduras não acontecerá nenhum acúmulo indevido de gordura corporal.
Conclusão
Não vá até a próxima pizzaria e coma 2 pedaços de pizza + coca-cola só porque você irá atingir a quantidade diária de macronutrientes necessária.
Pense também dos micronutrientes, as vitaminas e minerais. Alimentos não saudáveis possuem um número de micronutrientes ridículo!
Monte sua dieta para ganhar massa muscular com inteligência e planeje tudo com atenção para você conseguir seus ganhos.
Seja para ganhar músculos ou perder gordura essa dieta funciona da mesma forma, use a cabeça!