Rica Saude

Dieta para esteatose hepática ou fígado gordo

Dieta para esteatose hepática

O fígado gordo é um problema de saúde caracterizado pela acumulação de gordura no fígado, e é a doença hepática crónica mais comum no mundo ocidental, pelo que é muito importante ter uma dieta para esteatose hepática.

Nestes casos, uma escolha adequada dos alimentos e complementos nutricionais ajuda à recuperação dos hepatócitos, das células hepáticas, e até pode mesmo conseguir reverter o rumo da doença, consoante a fase de desenvolvimento da mesma. Os conselhos nutricionais para combater o fígado gordo devem ser seguidos à risca. É preciso fazer uma dieta com mais fibras, sem açúcares simples, com menos gorduras más e sem bebidas alcoólicas. Para além disso, os ácidos gordos omega-3 são os protectores do fígado.

 

Conselhos nutricionais para combater o fígado gordo ou esteatose hepática

A composição da dieta afecta a acumulação de gordura e a inflamação hepática. Ter uma boa alimentação e fazer uma dieta adequada traçada por um nutricionista é a chave para melhorar e curar este problema de saúde.

Em termos gerais, o controlo das calorias da dieta é a chave para ajudar as pessoas obesas ou com excesso de peso a emagrecer. A estas indicações somam-se outras infalíveis tais como: aumentar o consumo de fibras, reduzir os açúcares simples e as gorduras saturadas, aumentar o consumo de ácidos gordos omega-3 e suprimir imediatamente e sem reservas qualquer tipo de bebida alcoólica.

Diagnosticar fígado gordo ou esteatose hepática não alcoólica é difícil porque não existem sintomas claros e definidos. Embora seja frequente as pessoas afectadas manifestarem claros sinais digestivos (inchaço abdominal depois de comer, digestões pesadas e longas), estes sintomas não são imediatamente ligados a problemas do fígado, pois também são comuns a outros problemas digestivos.

Apesar de tudo, estas regras são a chave para o tratamento do fígado gordo ou esteatose hepática e a forma de evitar complicações crónicas graves como cirrose ou mesmo cancro do fígado.

Exit mobile version