Para um diabético, a obesidade traz ainda maiores consequências para a saúde. Dessa maneira, um regime para diabético deverá ser equilibrado e adequado a essa situação. Numa dieta para diabéticos há vários cuidados a ter. Existem alimentos que deverão ser evitados, e outros ainda que estão proibidos. Há ainda um conjunto de alimentos que são especialmente apropriados para pessoas com este problema de saúde.
A diabetes, de uma forma simples, é caracterizada pela incapacidade do organismo em utilizar a glicose (açúcar), na produção de energia nas células. Como a glicose não passa devidamente para as células, o nível de açúcar no sangue fica demasiado elevado. Assim, se você tem este problema de saúde, a ingestão de alimentos ricos em açúcar apenas irá aumentar ainda mais esse nível, prejudicando negativamente o funcionamento do organismo, visto a taxa elevada de glicose no sangue promover a produção de toxinas prejudiciais.
Assim, de seguida iremos apresentar alguns alimentos que não deverão fazer parte do regime para diabéticos, e outros que deverão ser incluídos. Assim, alimentos ricos em açúcar refinado, como doces, bolos, pudins, refrigerantes, entre muitos outros, deverão ser evitados a todo o custo. As bebidas alcoólicas, pelo seu elevado teor calórico, também devem ser afastadas da sua dieta. Cereais e alimentos muito ricos em hidratos de carbono devem ser restringidos, pois além dos hidratos de carbono serem uma forma de açúcar, a ingestão exagerada destes alimentos leva também a um aumento de peso. Inclua no seu regime alimentar verduras, legumes e frutas para uma dieta apropriada para si, e para manter um peso correto e a saúde do seu organismo. Mas tenha em atenção não abusar das frutas, visto estes também terem muito açúcar natural. Prefira os menos doces.
E não se esqueça. Acompanhe o seu regime para diabético com exercício físico regular e um consumo adequado de água.